O Caxias do Sul Basquete/Banrisul voltou a ter uma grande atuação longe de casa e venceu o Basquete Cearense por 76 a 67, na noite desta quarta-feira. Em sua nona partida pelo NBB 10, a equipe de Rodrigo Barbosa conquistou sua quinta vitória, igualando o número da última temporada.
O ala Alex foi o cestinha do Caxias na partida com 17 pontos. Logo atrás, Cauê Borges, com 14, e Cauê Verzola, com 13. Cafferata foi mais uma vez decisivo na reta final e contribuiu com 10. Paranhos fez 8 e ainda pegou 10 rebotes.
Na próxima sexta-feira, o time caxiense encara o Vitória, que nesta quarta venceu o Joinville, em Salvador. É outro confronto direto pela zona de classificação aos playoffs.
Os primeiros 20 minutos no Ceará foram de alternâncias no placar, muita marcação e erros de lado a lado. O time da casa começou melhor e, impondo seu ritmo, chegou a abrir 13 a 4. Só que após um tempo técnico pedido por Rodrigo Barbosa, a equipe caxiense entrou no jogo e rapidamente encostou. Nos segundos finais do primeiro quarto, conseguiu com uma cesta de Alex: 17 a 15.
O equilíbrio seguiu no segundo período, só que o time cearense conseguiu controlar melhor o ataque do Caxias. Resultado: os visitantes marcaram apenas 10 pontos na parcial. Com grande atuação de Bruno Fiorotto, que saiu do banco de reservas, os cearense foram para o intervalo vencendo por 30 a 27, placar muito baixo e que refletia o baixo aproveitamento das equipes.
No terceiro quarto, o cenário mudou. Com ótimo aproveitamento nos chutes de longa distância, especialmente com Alex, e com uma defesa firme, o Caxias Basquete virou a partida e abriu vantagem. Anotou 28 a 14 na parcial e foi para os 10 minutos decisivos com 11 de frente: 55 a 44.
Só que a vantagem tranquila virou pó em três minutos. Com sete pontos seguidos, o Basquete Cearense voltou para o jogo. Aos poucos, o Caxias também conseguiu se reencontrar e, com Paranhos dominando nos rebotes e a dupla de Cauês conduzindo o ataque, se manteve à frente do placar. Na reta final, o time caxiense soube controlar o jogo e ainda ampliou a diferença, confirmando a segunda vitória como visitante.