O Barcelona deve enxugar o seu elenco para a segunda metade da temporada 2017/2018. O time comandado pelo técnico Ernesto Valverde deve liberar cinco jogadores para outros clubes do futebol europeu e asiático. Preocupado com o Fair Play financeiro, devido a alta folha de pagamento do plantel, o Barça busca vender ou emprestar os jogadores que não fazem parte dos planos do treinador na busca pelo titulo espanhol e da Liga dos Campeões.
Segundo o jornal Sport, da Catalunha, o Barcelona está formando uma força tarefa para realocar os seguintes jogadores em outros clubes do futebol mundial: Rafinha, Deulofeu, Aleix Vidal, Arda Turan e Javier Mascherano. Segundo a publicação, a principal dificuldade é a transferência de Arda Turan, que recebe 5 milhões de euros no clube catalão.
O brasileiro Rafinha deseja retornar a vestir a camiseta da Seleção Brasileira, por isso, deseja minutos em campo e ritmo de jogo. Situação que não receberá no Barcelona tão cedo. Lembrando que o jogador está em recuperação de uma grave lesão que sofreu na temporada passada. O Celta de Vigo, time que o atleta defendeu em 2013-2014, demonstrou interesse na sua contratação para 2018.
Aleix Vidal e Deulofeu tem mercado na Espanha e na Itália, respectivamente. O lateral pode defender o Sevilla na próxima temporada, já o atacante desperta o interesse da Inter de Milão, que solicitou o empréstimo do jogador até junho de 2019. O jogador mais próximo de sari é o argentino Mascherano. Sem espaço no clube, desde a chegada do francês Samuel Umtiti, o atleta da seleção argentina deve se transferir ao futebol Chinês.