A MLB anunciou punições severas ao Atlanta Braves por irregularidades descobertas em assinaturas de contratos com jovens talentos. A punição mais pesada foi para o ex-gerente geral John Coppolella, que havia pedido demissão em outubro e está banido da liga.
Entre as irregularidades, o time extrapolou os limites financeiros permitidos pela liga para bancar luvas e contratos de prospectos — amadores que se juntaram à organização nos últimos anos.
As punições incluem a declaração de que 12 jogadores de ligas menores envolvidos nas irregularidades serão agentes livres e, portanto, podem assinar com qualquer um dos outros 29 times. O nome mais representativo é o de Kevin Maitan, de 17 anos, um shortstop venezuelano apontado como um dos grandes talentos latino-americanos da década. O jovem havia assinado um contrato de US$ 4,25 milhões.
O Braves também perdeu a escolha de terceira rodada no draft de 2018 em função de benefícios irregulares dados a Drew Waters, que foi escolhido pelo time na escolha 41 deste ano. O clube também terá gastos mais restritos para a assinatura de prospectos nos próximos anos.
Além do banimento de John Coppolella, enquanto o scout Gordon Blakeley foi suspenso por um ano.