Sem o jamaicano Usain Bolt e o americano Justin Gatlin, a Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF), anunciou nesta segunda-feira (2) os indicados ao prêmio de de melhor atleta de 2017.
Aposentado das pistas desde o Mundial de Londres, em agosto (quando conquistou um ouro (10.000m) e uma prata (5.000m), para se dedicar às maratonas, o britânico Mo Farah está entre os indicados.
É a primeira vez desde 2004 que o campeão mundial dos 100m fica de fora da disputa. O motivo da ausência de Gatlin, que da lista é que o atleta de 35 anos foi suspenso por doping em duas oportunidades na carreira.
O público poderá votar através do site da IAAF ou das mídias sociais – Facebook e Twitter – da entidade até 16 de outubro. Membros do conselho da entidade, além de ex-atletas, treinadores, entre outros também terão direito de escolha. Ao todo, o resultado final será composto 25% pelo público e 75% pela chamada "família IAAF".
Ao final do prazo da votação, a entidade anunciará os três finalistas ao prêmio do masculino e no feminino. Os vencedores serão anunciados em um jantar de gala no dia 24 de novembro, em Mônaco.
OS INDICADOS
Masculino
Mutaz Essa Barshim (Catar)
Pawel Fajdek (Polônia)
Mo Farah (Grã-Bretanha)
Sam Kendricks (EUA)
Elijah Manangoi (Quênia)
Luvo Manyonga (África do Sul)
Omar McLeod (Jamaica)
Christian Taylor (EUA)
Wayde van Niekerk (África do Sul)
Johannes Vetter (Alemanha)
Feminino
Almaz Ayana (Etiópia)
Maria Lasitskene (Rússia)
Hellen Obiri (Quênia)
Sally Pearson (Austrália)
Sandra Perkovic (Croácia)
Brittney Reese (EUA)
Caster Semenya (África do Sul)
Ekaterini Stefanidi (Grécia)
Nafissatou Thiam (Bélgica)