Derek Brunson nocauteou Dan Kelly e se recuperou da derrota para Anderson Silva. No dia 28 de outubro, terá a chance de subir no ranking dos médios ao enfrentar outro brasileiro: Lyoto Machida, que volta de suspensão por doping. Apesar da idade de Lyoto — 39 anos — e do tempo de inatividade por conta da punição, Brunson demostrou respeito ao adversário da luta principal do UFC SP.
— Apesar da idade e do tempo afastado e sem lutar, Lyoto Machida é o mesmo lutador agressivo e perigoso de sempre. Já foi campeão meio-pesado, mas continua com o mesmo perigo nos pesos médios. Preciso ficar atento aos seus socos e contragolpes. Isso (período afastado) não interfere na maneira como ele vai se apresentar em São Paulo. É um grande lutador, com uma grande história no esporte, já foi dominante, mas tenho certeza que vai trazer muito perigo — disse o americano, em entrevista ao Combate.
Brunson disse que preferia fazer um duelo contra algum lutador bem ranqueado — Lyoto está fora do ranking até lutar na volta da suspensão —, mas a chance de enfrentar um ex-campeão o motivou.
— Claro que gostaria de enfrentar alguém que estivesse entre os melhores do momento na divisão, mas a maioria já está com luta marcada ou acabou de lutar. Só que é uma oportunidade de enfrentar mais um ex-campeão do UFC — completou.
O lutador de 33 anos está em sétimo lugar no ranking da categoria.