A Federação Gaúcha de Futebol Americano mudou sua diretoria e apresentou o seu terceiro presidente. Após a gestão de Jeferson Mendes, que sucedeu o primeiro presidente, Eduardo Ferreira, em 2015, o nome de Ismael Ferreira foi confirmando como mandatário da entidade para o biênio 2018/2019.
Para Ismael Ferreria, a oportunidade de continuar e ampliar o trabalho já realizado é a peça para o desenvolvimentismo do esporte no Rio Grande do Sul:
- É uma honra assumir este posto dentro da diretoria da Federação, após colaborar como secretário nos últimos anos. Acredito em um trabalho conjunto forte com este grupo montado para os próximos anos, e em um trabalho de continuidade na questão da inclusão de novas equipes e no crescimento gradual do esporte no estado, assim como iremos procurar novas ações que visem sua melhora técnica e administrativa.
Até 2015, o esporte no Rio Grande do Sul era organizado pelos times de futebol americano existentes, que em comum acordo, realizavam os campeonatos. A partir da gestão de Eduardo Ferreira, presidente do Juventude FA (Caxias do Sul), o esporte passou a ter um campeonato mais organizado com representatividade e melhor ligação com a Confederação Brasileira do Esporte.
A FGFA conta atualmente com 16 times filiados e é responsável pela organização do Campeonato Gaúcho, que ocorre no primeiro semestre de cada ano e pela Copa RS, competição que está em sua segunda edição e proporciona para equipes um melhor desenvolvimento de suas elencos de base, feminino e de demais modalidades do esporte.
Em 2016, na gestão de Jeferson Mendes, o esporte deu um salto em visibilidade com o Gigante Bowl. A final do Gauchão foi disputada dentro do estádio Beira-Rio, com 12.066 pessoas, registrando o maior público do ano no Brasil em uma partida de futebol americano.
Ismael Ferreira, 24 anos, foi treinador do São Leopoldo Mustangs antes de ingressar na comissão técnica do Santa Cruz Chacais em 2016.
Confira a nota da Federação Gaúcha de Futebol Americano
No último sábado (23) foi eleita a nova gestão da Federação Gaúcha de Futebol Americano para o biênio 2018/2019.
Diretoria composta por:
Ismael Ferreira (Santa Cruz Chacais), presidente;
Rodolfo Pizzi (Bento Gonçalves Snakes), vice-presidente;
Henrique Riffel, secretário;
Diogo Hartz (Santa Maria Soldiers), tesoureiro.
Conselho Fiscal composto por:
Miguel Greiner (Venâncio Aires Bulldogs);
Henrique Altieri (Porto Alegre Gorillas);
Renan Jung (Ijuí Drones).
Mariana Capra segue na diretoria de marketing e mídia e novos setores serão divulgados na próxima semana.
Nós, da gestão 2016/2017, agradecemos a todos que confiaram no nosso trabalho e que nos deram a possibilidade de batalhar por um esporte cada vez mais profissional. Tivemos o orgulho e o prazer de organizar e trabalhar no Gigante Bowl, maior evento de futebol americano do Brasil em 2016 e no maior campeonato estadual de futebol americano do Brasil, o Campeonato Gaúcho de 2017. Deixamos a FGFA sabendo que ela está em boas mãos e que o bom trabalho terá continuidade. Desejamos sorte à nova gestão e nos despedimos aqui. Muito obrigado!