A fase de grupos da Uefa Champions League começa na próxima terça-feira (12). Por se tratar da principal competição de clubes do mundo, todos os olhos estarão voltados para os grandes jogadores que atuam nas principais equipes europeias. Para nós, brasileiros, todas as atenções estarão nos grandes atletas da seleção brasileira que atuam nas grandes equipes e que, provavelmente, estarão no mundial do ano que vem. Porém, além dos atletas que atuam no Barcelona, Real Madrid, PSG e Liverpool, por exemplo, existem os jogadores que disputarão a Champions por times menos conhecidos. Equipes consideradas do segundo escalão da Europa.
Leia mais:
Manchester City pode processar presidente da Liga Espanhola
Luan sente dores na coxa direita e deixa treino do Grêmio
Por volta triunfal aos gramados, Ibra suspende curso de treinador
Ao todo, são 21 jogadores brasileiros que disputarão o torneio europeu por equipes de menos expressão. A maioria atua no futebol turco e na Rússia, país sede da próxima Copa do Mundo. Mas, há também jogadores que atuam na Grécia, Turquia, Azerbaijão e Eslovênia.
Marcos Tavares - Maribor (ESL)
Formado nas categorias de base do Grêmio, Tavares é o principal jogador da equipe eslovena, além de ser o capitão da equipe. O Maribor, da Eslovênia, está no Grupo E e jogará contra o Liverpool, da Inglaterra, Sevilla, da Espanha e Spartak Moscou, da Rússia.
Bernardo da Silva - RB Leipzig (ALE)
O meio-campista de 22 anos, fez parte do grupo que conquistou o vice-campeonato da Bundesliga, na temporada passada. Perdendo o título para o Bayern de Munique. O RB Leipzig fará sua estreia na principal competição internacional.
Mario Fernandes - CSKA (RUS)
Agora, naturalizado russo, o lateral-direito, formado nas categorias de base do Grêmio, vai para a sua 6ª temporada no CSKA, da Rússia. O jogador recentemente fez sua estreia pela seleção russa e marcou o terceiro gol da vitória por 3x0, no amistoso contra o Dínamo Moscou. Mário Fernandes é nome esperado na lista de convocados da Rússia para a disputa da Copa de 2018.
Vitinho - CSKA (RUS)
Revelado pelo Botafogo, do Rio de Janeiro, e com recente passagem pelo Inter, o atacante Vitinho é a principal esperança de ataque do CSKA Moscou. O atleta de 23 anos marcou 8 gols e deu 7 assistências, em 20 jogos, desde que retornou à Rússia. O CSKA Moscou está no grupo A e enfrentará o Benfica, de Portugal, o Basel, da Suíça, e o Manchester United, da Inglaterra.
Adriano - Besiktas (TUR)
O jogador revelado pelo Coritiba em 2002, passou 11 anos na Espanha jogando pelo Sevilla e depois pelo Barcelona. Desde 2016, o jogador está no futebol turco e é uma das lideranças do clube. O Besiktas está no Grupo G, juntamente com Mônaco, da França, Porto, de Portugal e RB Leipzig, da Alemanha.
Anderson Talisca - Besiktas (TUR)
O meio-campista baiano, foi um dos destaques do Benfica, de Portugal, nas últimas temporadas. Porém, desde o ano passado, está defendendo os turcos. Foi campeão na temporada passada do campeonato nacional e forma dupla de meio campo com o português Ricardo Quaresma.
Igor de Camargo - APOEL (CHI)
O brasileiro, naturalizado Belga, foi contratado pela equipe do Chipre em 2016 para ser a referência técnica do ataque. Com passagens pelo futebol alemão, futebol belga e convocações para a seleção da Bélgica, ele será o responsável por tentar um verdadeiro milagre: classificar o APOEL para a Liga Europa, ou ser um dos dois classificados às oitavas de final, da Liga dos Campeões, em um grupo com gigantes do futebol europeu.
Vinícius - APOEL (CHI)
Vinícius Franco está na sua 4ª temporada com a camisa do APOEL, do Chipre. O meio-campista de 31 anos é umas das lideranças do clube que estará no Grupo H, com Real Madrid, da Espanha, Borussia Dortmund, da Alemanha e Tottenham, da Inglaterra.
Pedro Henrique - Qarabag (AZE)
Gaúcho, nascido em Santa Cruz do Sul, Pedro Henrique passou pelas categorias de base do Grêmio e atuou em duas temporadas pelo Caxias. Após isso, foi fazer sua carreira na Europa. Passou pelo futebol suíço, depois foi para o Rennes, da França, e estava atuando no futebol grego, pelo PAOK. Nesta temporada, Pedro Henrique defenderá o Qarabag, do Azerbaijão, na Champions League. Na fase de grupos da competição, os adversários serão: Atlético de Madrid, da Espanha, Chelsea, da Inglaterra, e a Roma, da Itália.
Sebá - Olympiacos
O atacante de 25 anos, revelado pelo Cruzeiro, fez toda a sua carreira na europa jogando no futebol Português. Após se destacar no Estoril, o jogador foi contratado pelo clube grego. Sebá está no Olympiacos desde 2015, e na fase de grupos enfrentará o Sporting, de Portugal, o Barcelona, da Espanha e a Juventus, da Itália.
O Spartak Moscou, atual campeão russo, se reforçou nesta última janela de transferências contratando Pedro Rocha, do Grêmio. O jogador se juntará ao ex-Grêmio, Fernando, e ao ex-Inter, Luiz Adriano, na equipe da capital da Rússia. O Spartak estreia na Champions League na próxima quarta-feira (13), na Eslovênia, contra o Maribor.
Shakhtar Donetsk (UCR)
Conhecido por contratar muitos jogadores brasileiro, os ucranianos do Shakhtar Donetsk reúnem um grupo de oito jogadores brasileiros, entre os inscritos para a fase de grupos da Uefa Champions League. São eles: os defensores, Ismaily e Márcio Azevedo, os meias Fred, Bernard, Marlos, Alan Patrick e os atacantes Taison e Dentinho. Apesar do nome não parecer, o lateral Ismaily é nascido no Mato Grosso do Sul e está no Shakhtar desde 2013.