Demetrious Johnson voltou a ser o melhor peso por peso do mundo. Após o caso de doping de Jon Jones, o campeão dos moscas subiu uma posição no ranking peso por peso e reassumiu a liderança, enquanto Jones caiu para o terceiro lugar – também ultrapassado por Conor McGregor.
A situação de Jones ainda está incerta. Enquanto a Agência Americana Antidoping (Usada) avalia a contraprova, Jones segue no ranking – que exclui lutadores suspensos – e como o campeão dos meio-pesados.
Leia mais:
Sérgio Boaz: Rafael dos Anjos precisa de vitória convincente
Amanda Nunes nega "medo" antes de revanche com Shevchenko no UFC
Organização divulga trailer do UFC 215 com Amanda Nunes e Rafael dos Anjos
Demetrious Johnson, de 31 anos, é campeão dos moscas desde setembro de 2012, quando venceu Joseph Benavidez por decisão dividida. Desde então, fez 10 defesas de cinturão, igualando o recorde de Anderson Silva. Neste sábado, ele terá a chance de se isolar como recordista de defesas ao encarar Ray Borg na luta principal do UFC 215.
Já Jon Jones passou por uma sequência de problemas fora do octógono nos últimos anos. Ele conquistou o cinturão dos meio-pesados em março de 2011 e fez oito defesas do título. No entanto, foi destituído do título em 2015 depois de atropelar uma mulher grávida e fugir do local do acidente.
Ele voltou a lutar em abril do ano passado e conquistou o cinturão interino ao vencer Ovince St. Preux, mas foi novamente destituído por um primeiro caso de doping – que o retirou do UFC 200, evento em que faria a unificação dos cinturões contra Cormier.
Depois de cumprir um ano de suspensão, Jones voltou a lutar e nocauteou Daniel Cormier no UFC 214, em julho. Mas, semanas depois, foi novamente pego em um exame antidoping. Se o caso for confirmado na contraprova, o duelo se transformará em luta sem resultado, e Cormier voltará a ser o campeão.
Ranking peso por peso do UFC
1. Demetrious Johnson +1
2. Conor McGregor +1
3. Jon Jones -2
4. Stipe Miocic
5. Max Holloway
6. Cody Garbrandt
7. Daniel Cormier
8. Joanna Jedrzejczyk
9. Tyron Woodley
10. Dominick Cruz
11. Michael Bisping
12. José Aldo
13. Cris Cyborg
14. Robert Whittaker +1
15. Amanda Nunes -1