O Brasil terá três duplas nas oitavas de final do torneio masculino no Campeonato Mundial de vôlei de praia 2017, em Viena, na Áustria.
Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Evandro/André Stein (RJ/ES) e Pedro Solberg/Guto (RJ) venceram seus jogos pela primeira rodada eliminatória nesta quinta-feira (3) e avançaram no torneio, sem se cruzarem neste momento.
Leia mais:
Duplas brasileiras se enfrentam nas quartas do Mundial de vôlei de praia
Brasil vence a Holanda e segue vivo no Grand Prix de vôlei
Jogadora da seleção de vôlei posta recado e viraliza nas redes sociais
Os duelos das oitavas ocorrem nesta sexta (4) e terão Alison/Bruno enfrentando os canadenses Saxton/Schalk às 6h (de Brasília), ao vivo no SporTV. As equipes se cruzaram nove vezes, com oito vitórias dos campeões olímpicos. No mesmo horário, mas sem transmissão, Evandro/André encara os letões Samoilovs e Smedins no primeiro encontro dos times.
Outra partida com transmissão será a dos cariocas Pedro Solberg e Guto, que encaram os espanhóis Herrera e Gavira às 9h, num dos canais SporTV, no primeiro duelo entre os times.
Evandro e André Stein avançaram às oitavas de final ao superarem os letões Plavins/Regza por 2 sets a 0 (21/13, 21/18), em 33 minutos de partida. Após o duelo, que teve André como maior pontuador, com 17 acertos, o capixaba analisou o desempenho da parceria até aqui:
– É meu primeiro Campeonato Mundial, existe um pouco de pressão, mas estou conseguindo me manter tranquilo. Acredito muito no nosso time e realmente acho que podemos ir longe, mantendo a confiança. Estamos indo passo a passo, sempre pensando que o próximo jogo é o mais importante, não importando se é na chave ou na fase eliminatória.
Pedro Solberg e Guto conquistaram a vaga em uma partida eletrizante, ao superarem o time da casa, dos austríacos Martin Ermacora e Moritz Pristauz-Telsnigg, por 2 sets a 1 (21/23, 21/16, 17/15), em uma hora de duração. Pedro celebrou a classificação e analisou o duelo.
– Estou aproveitando muito este momento, estou muito feliz, foi uma partida incrível, com uma torcida e uma atmosfera inesquecível. Os austríacos jogaram muito bem. Guto é um grande jogador, está disputando seu primeiro Campeonato Mundial e joga como um veterano, ele me leva ao limite sempre, faz com que eu dê meu máximo – destacou Pedro.
Os campeões olímpicos Alison e Bruno Schmidt, por sua vez, superaram nos letões Rihards Finsters e Edgars Tocs com tranquilidade, por 2 sets a 0 (21/15, 21/7), em 28 minutos de duração. Destaque para os 19 acertos de Alison, maior pontuador do jogo.
Já Álvaro Filho e Saymon acabaram superados na primeira rodada eliminatória, ao serem superados pelos holandeses Van Garderen e Christiaan Varenhorst por 2 sets a 0 (21/17, 21/18), em 37 minutos de duração. Com isso, o paraibano e o sul-mato-grossense terminam em 17º, somam 320 pontos e recebem 7 mil dólares.
A arena central da etapa, com capacidade para 10 mil pessoas, fica em uma ilha no Rio Danúbio, que cruza a capital austríaca. O Campeonato Mundial 2017 conta com duplas de 40 países jogando um total de 216 jogos em nove dias.
O Campeonato Mundial é o principal torneio da temporada, com uma premiação total de 1 milhão de dólares (500 mil para cada naipe), e 1.600 pontos aos campeões no ranking geral. O Brasil é o maior vencedor da competição bianual, tendo conquistado seis títulos entre os homens e outros cinco entre as mulheres.
FASE ELIMINATÓRIA – OITAVAS DE FINAL (sexta-feira, 4/8)
6h: Alison/Bruno Schmidt x Saxton/Schalk (CAN)
6h: Evandro/André Stein x Samoilovs/Smedins (LET)
9h: Pedro Solberg/Guto x Herrera/Gavira (ESP)
*ZHESPORTES