O Brasil conquistou na manhã desta terça-feira (29) a sua primeira medalha no Campeonato Mundial de Judô em Budapeste, na Hungria. A brasiliense Érika Miranda, 30 anos, levou o bronze na categoria meio-leve (52kg) ao derrotar a campeã olímpica Majlinda Kelmendi, do Kosovo. Esta é quinta medalha da atleta da Sogipa na história da competição.
Para a Sogipa, a medalha também é um fato importante, já que esta é a oitava do clube gaúcho nos Mundiais. Antes, João Derly, duas vezes, Tiago Camilo e Mayra Aguiar ganharam ouro. Mayra, aliás, tem mais três pódios nesta lista, com uma prata e outros dois bronzes.
Leia mais:
José Alberto Andrade: o PIN que abre portas
Flávio Canto comandará reality show com judocas na Globo
Judocas do Brasil ficam longe do pódio no primeiro dia do Mundial
Érika Miranda estreou no Mundial com vitória por ippon sobre a australiana Tinka Easton e, na sequência, conseguiu outro ippon sobre a polonesa Agata Perenc. Nas quartas de final, a brasileira fez disputa equilibrada com a japonesa Natsumi Tsunoda, mas sofreu o ippon no golden score e foi para a repescagem, onde venceu a kosovar Distria Krasniqi antes de superar Kelmendi na disputa do terceiro lugar.
Ainda neste Mundial, a própria Mayra Aguiar e Maria Portela irão em busca de mais pódios para o judô brasileiro e para a Sogipa.
Esta é a quinta medalha de Érika em Mundiais – ela já havia conquistado duas pratas em 2013 (52 quilos e por equipes), e bronzes em 2014 e 2015 (52 quilos). Ela foi campeã dos Jogos Pan-Americanos em 2015, em Toronto.
*RÁDIO GAÚCHA e ZHESPORTES