O principal desafio do atacante Luan para gantantir uma vaga na Copa do Mundo 2018 será encontrar um lugar no já definido esquema tático de Tite, que é bem diferente da formação utilizada por Renato Portaluppi no Grêmio. Ex-campeões mundiais pelo Brasil e jornalistas que acompanham o dia a dia da Seleção acreditam que Tite deve utilizar o atacante gremista de preferência no meio-campo, como um reserva imediato de Philippe Coutinho ou até de Renato Augusto.
– A posição em que eu acho que o Luan joga melhor é onde ele atua no Grêmio, como um meia central que se movimenta. Esse tipo de jogador não existe na Seleção. Imagino uma possibilidade bem concreta de o Tite utilizar o Luan como um reserva do Philippe Coutinho, que joga pela direita, mas não é um ponta de beirada. Ele se desloca muito para o centro, para ser um armador e se aproximar do centroavante. E em alguns jogos o Luan faz isso pelo Grêmio. Vejo isso como o mais provável – avalia Tostão, atacante titular do Brasil na Copa do Mundo de 1970.
Leia mais
Seleção Brasileira é tietada em hotel antes de fazer treino no Beira-Rio
Como os jornalistas projetam a Seleção de Tite
Luan usará camisa 20 na Seleção para os jogos das Eliminatórias
A mesma opinião é compartilhada por Luizão, pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa 2002, enquanto atuava pelo Grêmio. O ex-centroavante também acredita que a função de meia pela direita, hoje ocupada por Coutinho, é a ideal para Luan na equipe de Tite.
– O jogador hoje tem que se adaptar em qualquer lugar. Acho que o Luan renderia mais vindo de trás e seria no lugar do Philippe Coutinho. Na vaga do Renato Augusto eu acho que não, pois este atua mais atrás. Já na frente (na vaga de Gabriel Jesus), ele teria dificuldade pela concorrência e pelo seu estilo. Eu gosto mais do Luan vindo com a bola de trás – defende Luizão.
Segundo os ex-jogadores, o leque de vagas para Luan fica limitado na Seleção por conta do esquema 4-1-4-1 utilizado por Tite. No entanto, as possibilidades para o atacante do Grêmio se firmar na lista da Copa aumentariam se Tite decidisse testar outros esquemas no decorrer dos jogos.
– Uma segunda opção é, em alguns momentos, dependendo do jogo, o Tite mudar o desenho tático, tirar o Paulinho e acrescentar um meia pelo centro, formando um 4-2-3-1, o mesmo esquema do Grêmio. Aí o Luan poderia ser esse jogador pelo meio, entre o Neymar e o Philippe Coutinho. Seria uma mudança tática que o Tite poderia usar em determinados jogos – completa Tostão.
A avaliação não é muito diferente entre os jornalistas que cobrem a Seleção Brasileira. Entre os cronistas, é praticamente consenso que Luan deve atuar de forma mais recuada e não tão próximo da área.
– Eu achei legal a maneira como o Luan funcionou na Olimpíada, vindo de trás e com a bola de frente para o gol. Ele tem muita facilidade para enfiar a bola e finaliza bem. Poderia ser uma alternativa tanto para o Philippe Coutinho ou até para, em uma eventualidade, substituir o Neymar – acredita o repórter Fernando Fernandes, setorista da Seleção Brasileira da TV Bandeirantes.
Já o repórter do Sportv, André Hernan, que também acompanha o dia a dia da Seleção nos jogos das Eliminatórias, tem uma visão um pouco diferente. Apesar de concordar que o atacante gremista deva atuar pelo meio, o jornalista prefere ver Luan mais centralizado, na vaga de Renato Augusto.
– Para o Luan ter chances de ir à Copa, de repente o melhor seria a vaga do Renato Augusto. Ele tem a condição de fazer essa função de meia até por ser um jogador versátil. Se ele for disputar vaga com o Coutinho, eu acho que ele não tem chance, porque o Willian ja é o reserva imediato dele. De repente, para uma Copa do Mundo, ele tem mais chance se trabalhar para ser um reserva do Renato Augusto – pondera Hernan.
Seja na função de Philippe Coutinho, de Renatio Augusto ou em outra posição, Luan terá pelo menos os jogos contra Equador, na quinta (31), e Colômbia, na terça (5), para provar para Tite que poderá ser útil na Copa da Rússia.
Veja os possíveis times do Brasil com Luan
4-1-4-1 (reserva de Philippe Coutinho)
Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Luan, Paulinho, Renato Augusto e Neymar; Gabriel Jesus
4-1-4-1 (reserva de Renato Augusto)
Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Philippe Coutinho, Paulinho, Luan e Neymar; Gabriel Jesus
4-2-3-1 (reserva de Paulinho)
Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro e Renato Augusto; Philippe Coutinho, Luan e Neymar; Gabriel Jesus.
* Rádio Gaúcha