A Copa Paulo Sant'Ana terá uma estreia especial neste domingo. Às 15h, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, o Real Sport Club fará o primeiro jogo oficial de sua história. Enfrentará o Aimoré, em partida válida pela terceira rodada – as duas primeiras foram adiadas.
Fundado em 2015 após 10 anos de planejamento (por isso o 2005 no distintivo), o Real nasceu para unir o Litoral Norte. Sua sede é em Capão da Canoa, mas mandará seus jogos em Tramandaí. O estádio tem capacidade para cerca de 1 mil torcedores e, até agora, a resposta da comunidade tem sido positiva, segundo o presidente do clube, Eduardo Sena.
Leia mais:
Na estreia da Copa Paulo Sant'Ana, São José perde para o Aimoré
Ypiranga vence o Nova Prata pela Copa Paulo Sant'Ana
– Em homenagem ao litoral, escolhemos as cores do nosso uniforme: amarelo como o sol e azul como a água – explica o bem-humorado presidente.
Estreante no profissional, o dirigente tem vasta história na base. Como atleta, passou por Inter e Grêmio. Chegou a se profissionalizar no Tricolor, mas logo foi transferido para o Guará-DF. Voltou ao RS para defender o Cidreira, mas dores no joelho abreviaram a carreira. Estudou educação física, virou treinador e enveredou para o outro lado do balcão. Fundou uma empresa para agenciar jogadores, a Real, e transformou-a em clube-empresa há dois anos – após uma década de parceria com clubes do Litoral Norte. Juntou-se primeiro a Círio Quadros, que acabou assumindo o Três Passos no último jogo da Terceirona, e agora a Amauri Hickmann (irmão dos ex-colorados Cléo e Sílvio) para montar o grupo que disputaria a Copinha.
Comandado pelo técnico Fábio Abad, também estreante, o primeiro time profissional do Real tem 60% de jogadores vindo da base do clube e 40% são atletas contratados (cinco vieram emprestados do sub-20 do Grêmio). A média de idade é de 20 anos.
Neste primeiro campeonato, o objetivo é apresentar o projeto, mostrar o Real e conhecer o mundo das competições profissionais.
– A recepção dos outros clubes tem sido excelente, todos solícitos e dispostos a nos ajudar. Queremos criar um projeto sólido e vamos buscar uma vaga na segunda fase – informa Sena.
Apesar da busca por um crescimento no cenário estadual, a formação de jogadores vai ser o carro-chefe no primeiro momento. O exemplo maior é Jucilei, do São Paulo, que passou pelas equipes do Litoral Norte.
O Real está na chave B da Copinha, ao lado de Cruzeiro, São José, Igrejinha e Aimoré. Seu primeiro jogo em casa será em 26 de agosto em rodada dupla. O time profissional enfrenta o São José e o sub-17 pega o Inter.