O zagueiro Wagner Fogolari já marcou Nilmar, Barcos, Taison e tantos outros bons jogadores do futebol brasileiro e até de fora do país em sua passagem de duas temporadas na Itália. Mas agora, o jogador do São José tem pela frente seu pior adversário. Para conter Hodgkin, nome do atacante que enfrenta, começa na quarta-feira a reforçar seu sistema de defesas.
Leia mais:
Contra o Brusque, São José tenta chegar pela primeira vez na sua história às oitavas da Série D
Aos 27 anos, fará sua primeira sessão de quimioterapia para combater o linfoma de Hodgkin – um câncer no sistema imunológico –, descoberto há pouco menos de um mês. No Hospital de Clínicas, manteve o mesmo otimismo que demonstrou desde a constatação da doença:
– Estou pronto para a batalha.
Wagner descobriu a doença meio por acaso. Na partida contra o Metropolitano, ainda na primeira fase, sentiu uma lesão na região pubiana. Substituído, percebeu que havia nódulos. Pouco depois, notou que outros sintomas de uma crise hepática também foram ficando mais fortes. No hospital, foi confirmada a presença dos linfonódulos no fígado e no baço. Perdeu peso, foi internado e já começou o tratamento.
No sábado, foi liberado para acompanhar o São José enfrentar – e ganhar – do Brusque. O resultado garantiu o time nas oitavas de final da Série D, terá pela frente o São Bernardo. Da beira do campo, orientou os colegas, comandou a oração após a partida, foi homenageado pelos companheiros e comemorou o resultado com o técnico China Balbino.
– Precisava ficar onde eles (colegas) poderiam me ouvir. Não iam querer me colocar numa salinha, né? – diverte-se o jogador, que não perde o bom humor ao comentar o local onde viu a decisão.
Apesar de perigoso, o linfoma de Hodgkin tem mais de 85% de chances de cura se descoberto nos primeiros momentos e tratado adequadamente. Dos médicos, o zagueiro ouviu que pode voltar ao futebol em um período de quatro a seis meses. Otimista, já avisou:
– A doutora disse que se eu me recuperar bem, vou poder voltar a trabalhar em até seis meses, que vai depender do meu corpo. Então já disse para ela que vou jogar o Gauchão. Pode anotar aí!