Quanto vale uma vitória? Neste domingo, na Stock Car, receber a bandeira quadriculada na frente será ainda mais especial para os 30 pilotos que disputam o campeonato de 2017.
Principal corrida do ano, a Corrida do Milhão premia o vencedor da etapa de Curitiba, a quinta da temporada, com R$ 1 milhão – e também vale muito na tabela de classificação, com pontuação dobrada na disputa pelo título. Por isso, a expectativa entre os competidores é grande.
Leia mais:
Carreata em Curitiba abre programação da Corrida do Milhão
Ricardo Zonta é o mais rápido no primeiro treino para a Corrida do Milhão
Daniel Serra garante vaga na Aston Martin para restante da temporada
A Corrida do Milhão conta com regulamento especial. Ao contrário das demais etapas da Stock, será disputada em uma única bateria, de 40 minutos mais uma volta. O horário também será diferente, com a largada marcada para as 10h30min. E os pitstops obrigatórios terão de contar, também, com a troca de pelo menos dois pneus – no restante do campeonato, apenas o reabastecimento é necessário.
As estratégias, portanto, serão parte especial da corrida e uma tentativa de quebrar a escrita que vem se repetindo no campeonato. Até agora, nas quatro primeiras etapas, o pole-position sempre foi o vencedor da primeira corrida do final de semana – algo que não combina com o histórico de Thiago Camilo na prova. Líder do campeonato com 126 pontos, o paulista do carro 21 da Ipiranga Racing faturou três vezes o Milhão, sempre largando de trás no grid. Mas ainda falta o título da Stock. Agora, a ideia de Camilo é deixar Curitiba com a liderança ainda mais consolidada.
– Essa é uma pergunta clichê que sempre vem, e tenho que me esquivar com a resposta óbvia: quero os dois. Meu objetivo na categoria é ser campeão, e estou liderando a temporada, mas ainda não estamos nem na metade – disse o piloto.
Vice-líder chega embalado por vitória em Le mans
Para Camilo, a premiação não pode ser considerada uma prioridade:
– Não é momento de fazer cálculos nem de focar no dinheiro. Aliás, se o piloto ficar obcecado com o milhão ou com a ponta da tabela, acaba perdendo os dois. Venci três Corridas do Milhão largando em sétimo, 20º e 12º. Queremos tudo, mas não vamos para o tudo ou nada.
O principal rival de Camilo na disputa pela liderança chega a Curitiba com a corda toda. Com 112 pontos, Daniel Serra (29 – Eurofarma RC) aproveitou a folga no calendário para participar das 24 Horas de Le Mans. E o resultado não podia ter sido melhor: a bordo de um Aston Martin, venceu a corrida na categoria GT-Pro.
– Foi a minha primeira vez em Le Mans. Ganhar na última volta foi incrível. Acabei de ganhar a maior corrida no automobilismo, é fantástico. Fui o segundo brasileiro a conquistar a vitória em Le Mans. Mas cada corrida tem sua característica, então não dá para fazer qualquer paralelo. Exceto pelo fato de que estou muito motivado – comemorou.
Vencedores da Corrida do Milhão
2008 - Jacarepaguá – Valdeno Brito
2010 - Interlagos – Ricardo Maurício
2011 - Interlagos – Thiago Camilo
2012 - Interlagos – Thiago Camilo
2013 - Interlagos – Ricardo Zonta
2014 - Goiânia – Rubens Barrichello
2015 - Goiânia – Thiago Camilo
2016 - Interlagos – Felipe Fraga
Treino de classificação
Sábado - 11h – SporTV
Corrida
Domingo - 10h30min – RBS TV
CLASSIFICAÇÃO
1º) Thiago Camilo – 126 pontos
2º) Daniel Serra – 112 pontos
3º) Átila Abreu – 110 pontos
4º) Max Wilson – 105 pontos
5º) Rubens Barrichello – 100 pontos
6º) Ricardo Maurício – 91 pontos
*ZHESPORTES