Lukaku no Manchester United por 85 milhões de euros aproximadamente mostra como o futebol está inflacionado. O bom atacante belga não passa muito disso: um bom atacante belga. Talvez em um clube maior que o Everton possa mostrar mais, mas ainda não foi o caso.
Veja como caminha esta inflação: há 3 anos o Everton o comprou por 25 milhões de euros. Na mesma janela, o Barcelona comprou Suárez por 85 milhões. Ou seja, há três anos o melhor centroavante do mundo, que era Chuteira de Ouro no Liverpool custava o que vão pagar hoje pelo belga. Um clube precisava de 85 milhões para contratar o melhor – e não um bom e que pode evoluir.
Leia mais:
Inter empata com Criciúma no Beira-Rio
Vice lamenta empate com Criciúma e assegura permanência de Guto Ferreira
Cotação ZH: veja as notas dos jogadores do Inter no empate com o Criciúma
Um outro exemplo: Higuain foi para o Napoli em 2013 por 30 milhões e ano passado a Juventus pagou 90 por ele. Três vezes mais em três anos.
A velocidade com que os valores se multiplicam no futebol é muito grande. E não parece que vá diminuir. Com isso, são poucos os que têm dinheiro para contratar e as estrelas mundiais tendem a ficar cada vez mais restritas a um grupo de poucos clubes.