Uma nova investigação sobre o comportamento de Sebastian Vettel no Azerbaijão será feita pelo tribunal da FIA no dia 03 de Julho, antecedendo as atividades do Grande Prêmio da Áustria.
O alemão deixou Baku recusando-se a falar sobre o momento em que, aparentemente, bateu sua Ferrari deliberadamente sobre seu rival, Lewis Hamilton, acusando o piloto da Mercedes de fazer um “brake test”. O ex-piloto de F1, Christian Klien, disse à emissora austríaca ‘Servus TV’:
– Claro, a ação de Hamilton foi uma provocação, mas Vettel realmente perdeu o controle de forma anti-desportiva. Então a penalidade foi muito branda para o que eu acho ser um comportamento anti-desportivo.
Leia mais:
Inter faz homenagem ao orgulho LGBTI
Mais uma vez sem Nico López, Guto prepara Inter em quarto treino fechado da semana em Viamão
Mudança na direção do Panathinaikos deixa Inter alerta para reviravolta por Rodrigo Moledo
O ex-chefe da Renault, Flavio Briatore, concorda:
– O que Vettel fez foi estranho, na verdade, incompreensível. É verdade que Hamilton desacelerou, mas não sei o que aconteceu com Vettel para bater seu carro em Hamilton.
Outra possibilidade é que o tribunal da FIA pode compreender que Vettel bateu acidentalmente enquanto gesticulava com raiva ao britânico.
– Pareceu que o volante moveu-se involuntariamente – disse Mika Salo, ex-piloto de F1. – Mas também concordo que Vettel muitas vezes ‘reage’ demais – acrescentou.
O piloto da Renault, Nico Hulkenberg, disse ao ‘Sport1’:
– Eu posso entender o porque da resposta de Vettel. Se você o conhece, você sabe o quão emocional ele é durante uma corrida. Parecia engraçado o que Lewis fez, mas Sebastian não deveria reagir dessa maneira. Mas, como piloto de corrida, as emoções as vezes nos deixam levar e coisas assim acontecem com o calor da disputa – disse Hulkenberg.
Vettel recebeu uma penalização de 10 segundos por suas ações, mas na quarta-feira, em meio a relatórios de que a FIA não estava satisfeita com a sanção, foi confirmado que a situação será revista. Um porta-voz da FIA confirmou que “as causas do incidente” serão novamente avaliadas em sua reunião na segunda-feira, com uma decisão sobre o assunto antes do Grande Prêmio da Áustria.
– Na sequência do recente incidente no Grande Prêmio do Azerbaijão, no qual o Carro 5 (Sebastian Vettel) esteve envolvido em uma colisão com o Carro 44 (Lewis Hamilton), na segunda-feira, 03 de Julho, a FIA examinará as causas do incidente para avaliar se será necessária mais alguma ação – disse uma breve declaração da FIA. Uma declaração sobre o resultado será disponibilizada antes do Grande Prêmio da Áustria – completou o comunicado.