Em 2003, LeBron James saiu diretamente do ensino médio para a NBA como a primeira escolha do draft e destacado como um dos maiores prospectos da história do basquete. Quartorze anos depois, o MMA viverá uma experiência parecida. Aaron Pico, de 20 anos, é conhecido nos Estados Unidos como um grande talento a sugir. No sábado (24), estreia aos 20 anos já no card principal do Bellator NYC, o maior evento da história da organização.
Praticante de wrestling (luta olímpica) desde a infância, disputou o pré-olímpico para os Jogos do Rio, em 2016, mas foi eliminado por um lutador sete anos mais velho. Pico, natural da Califórnia e descendente de mexicanos, também tem experiência com lutas amadoras de boxe e MMA – sempre com vitórias.
Leia mais:
Bellator se consolida no cenário do MMA mundial
Arena do Grêmio receberá evento MMA Experience em 28 de outubro
Wanderlei Silva e Sonnen serão testados antes de luta em NY
Mesmo sem nenhuma luta no MMA profissional, Aaron Pico assinou contrato de desenvolvimento com o Bellator em 2014, aos 17 anos. Foi uma indicação do empresário Bob Cook, que recebeu ligações posteriores do UFC em tom crítico por não ter aberto as negociações – já que o Ultimate não tem um programa de desenvolvimento.
– De tudo que vi e ouvi, Aaron Pico pode ser o maior prospecto da história do MMA – diz Scott Coker, atual CEO do Bellator.
Além de ter histórico em wrestling e na luta em pé, Pico tem treinado jiu-jitsu com Eddie Bravo para se tornar um lutador completo. O jovem também virou uma aposta comercial e já tem um contrato de longo prazo com a Nike – outro benefício em ter ido para o Bellator, já que o UFC tem um contrato de exclusividade para que os lutadores usem a marca Reebok nas vestimentas de luta.
– É algo que tenho buscado desde que sou pequeno, estar em grandes lutas. Eu lembro de ver os tuítes que eu iria lutar no Madison Square Garden, e a primeira coisa que eu recordo é de receber uma ligação dizendo que eu lutaria no dia 24 de junho, no Madison Square Garden. A primeira coisa que eu pensei foi em trabalhar. Armar um plano e ver o que eu preciso fazer, estar pronto para este dia. Estou empolgado agora, mas vou estar mais empolgado no dia 24 de junho – afirmou Pico, em entrevista ao site do Bellator.
O peso leve fará a sua estreia no MMA profissional na abertura do card preliminar do Bellator NYC no Madison Square Garden, no sábado. A luta será contra Zach Freeman, americano de 33 anos que tem oito vitórias e duas derrotas na carreira – e também faz sua estreia na organização.