Os quatro paratletas do Rio Grande do Sul que conquistaram medalhas nos Jogos ParaPanamericanos de Jovens 2017 foram homenageados pelo governo do Estado na manhã desta terça-feira (23). Eles receberam das mãos do governador José Ivo Sartori a medalha João Saldanha.
Receberam a homenagem os paratletas Jonatan Felipe (medalha de ouro no Futebol de 5), Luíza Oliano (medalha de ouro no judô), Anderson Wassian (medalha de prata no judô) e Alexandre Barbosa (medalha de bronze na natação).
– A homenagem é um reconhecimento pelo nosso trabalho e nosso esforço. Foi muito bom ganhar a medalha. Agora é trabalhar para chegar aos jogos de Tóquio, em 2020 – declarou Luíza Oliano, 20 anos.
Leia mais:
Final da Liga Europa vai ter minuto de silêncio por vítimas de atentado
Infantino satisfeito com preparativos para Copa do Mundo da Rússia
Thiago Monteiro é eliminado na estreia em Lyon
Criada em 2007, a distinção homenageia pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado por relevante atuação em prol das atividades desportivas, individuais ou coletivas, com gloriosa classificação em eventos nacionais ou internacionais, ou no campo do jornalismo desportivo. A cerimônia ocorreu no salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini.
– A maior riqueza do Rio Grande do Sul é o capital humano. A entrega da Medalha João Saldanha tem grande significado perante a sociedade: reconhecer quem representou o Estado com dedicação e venceu limitações. Reconhecer quem não olhou as dificuldades, mas mirou no desafio e alcançou a vitória. Esse é o ensinamento de vocês para todos nós – afirmou o governador José Ivo Sartori, durante a cerimônia.
Os Jogos ParaPanamericanos de Jovens 2017 foram realizados em São Paulo, entre os dias 20 e 25 de março, reunindo mais de 800 participantes, de 13 a 20 anos. As modalidades em disputa foram atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. A delegação brasileira foi a campeã do ParaPan, com 139 medalhas no total (66 de ouro, 41 de prata e 32 de bronze).