O draft é o maior momento da intertemporada da NFL. É quando os times escolhem jogadores do futebol americano universitário e reforçam seus elencos com jovens talentos. Também é o sistema que permite à liga ter um equilíbrio frequente, já que os times de pior campanha na temporada anterior fazem as primeiras escolhas de cada rodada – um bom exemplo disso está em Denver Broncos e Carolina Panthers, que tiveram as piores campanhas de 2010 e chegaram ao Super Bowl na pós-temporada 2015 liderados pelos escolhidos em 2011, Von Miller e Cam Newton.
A edição 2017 do draft terá a primeira rodada nesta quinta-feira, a partir das 21h. O evento será na Philadelphia e terá transmissão da ESPN+ para o Brasil – apenas o primeiro dia. A segunda e terceira rodadas são na sexta-feira, a partir das 20h. No sábado, ocorrem as quatro rodadas finais a partir das 13h.
Leia mais:
Prime Time Responde: o que esperar do draft da NFL?
Projeção: o que cada time da NFL buscará no draft
Conheça os quatro melhores quarterbacks do draft
Como funciona o draft:
– São sete rodadas, com uma escolha para cada time em cada rodada.
– A ordem das escolhas em cada rodada é determinada de forma inversamente proporcional às campanhas na temporada anterior.
– Ainda há 32 escolhas compensatórias divididas entre a terceira e a sétima rodadas, distribuídas por meio de uma fórmula secreta para times que perderam mais jogadores do que contrataram no mercado do ano anterior.
– Com isso, por padrão, um draft tem 256 jogadores selecionados.
– A partir deste ano, os times podem trocar escolhas compensatórias, o que era proibido até 2016.
– O draft deste ano terá apenas 253 escolhas, já que três times foram punidos e perderam seleções: New England Patriots (quarta rodada, Deflategate); Seattle Seahawks (quinta rodada, violação das regras de treinos de pré-temporada); e Kansas City Chiefs (sexta rodada, violação nas regras de negociações com jogadores). Além disso, a escolha de quarta do New York Giants foi movida para o fim da rodada por uso ilegal de comunicação na linha lateral do campo.
– Várias seleções são negociadas antes do draft. Este ano, quatro escolhas de primeira rodada já foram trocadas: Los Angeles Rams para o Tennessee Titans (5), Philadelphia Eagles para o Cleveland Browns (12), Minnesota Vikings para o Philadelphia Eagles (14) e New England Patriots para o New Orleans Saints (32).
– O New England Patriots tem, por enquanto, apenas seis escolhas. A primeira será apenas na terceira rodada, em escolha adquirida junto ao Carolina Panthers. O time negociou as escolhas de primeira e segunda rodadas.
– Durante a primeira rodada, o time tem 10 minutos para fazer a sua escolha. Se estourar o tempo, a equipe seguinte pode se adiantar e fazer a seleção. Mas o time original não perde a escolha e pode fazê-la a qualquer momento. Na segunda rodada, o tempo no relógio é de sete minutos; cinco minutos entre a terceira e sexta rodadas; e quatro minutos na sétima rodada.
– O contrato dos jogadores selecionados no draft segue uma tabela pré-determinada em acordo entre a NFL e a Associação dos Jogadores da NFL (NFLPA). O valor e a duração já são tabelados – a negociação gira em torno apenas de outros detalhes, como valor das luvas e anulação de pagamentos caso o jogador seja cortado e, em seguida, contratado por outro time (o que os americanos chamam de offset language).
– O contrato de um jogador draftado na primeira rodada tem duração de quatro anos, mas uma opção de quinto ano para o time (que será exercida ou não entre o terceiro e o quarto anos da carreira do jogador).
– O contrato de um jogador draftado da segunda à sétima rodadas tem duração de quatro anos, sem opção de quinto ano.
– Jogadores que não são draftados se tornam agentes livres e podem negociar com qualquer time. O valor do salário destes atletas também é tabelado. O vínculo para jogadores não draftados é de três anos.
*ZHESPORTES