A Sogipa firmou novo convênio com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) que beneficiará quase 800 atletas em formação, de oito modalidades olímpicas, durante os quatro próximos anos.
Por meio desta parceria, o CBC repassará recursos para ajudar o clube a bancar as comissões técnicas de atletismo, basquete, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, tênis, tênis de mesa e vôlei, contribuindo, desta forma, para a qualificação do processo de prospecção e formação de atletas.
O contrato, já assinado pelo presidente Ricardo Schwarz, é válido até 2020. Por meio dele, o CBC – que descentraliza recursos das loterias federais – repassará R$ 2,7 milhões ao clube, valor que será utilizado para remunerar 22 profissionais já ligados à Sogipa.
– Esse contrato dá segurança para a Sogipa continuar investindo na formação de atletas, que, em última análise, é a formação de melhores cidadãos. Trata-se de um grande avanço – enfatiza o vice-presidente de esportes sogipano, Alexandre Algeri.
Outros grandes clubes do Brasil, como Pinheiros (SP) e Minas TC (MG), também serão beneficiados pelo programa. Os recursos são oriundos dos concursos das Loterias e descentralizados pelo CBC por conta da Lei 9.615/98. A Nova Lei Pelé, como ficou conhecida, incluiu o CBC como beneficiário de 0,5% do total da arrecadação e colocou a entidade como responsável na gestão e repasse destes recursos para fins de formação de atletas olímpicos e paraolímpicos nos clubes esportivos brasileiros, celeiro destes talentos.