O presidente da Liga Espanhola, Javier Tebas, anunciou, nesta sexta-feira, que os clubes do país evoluíram financeiramente e aumentaram os lucros nos últimos anos, podendo chegar aos números da Premier League, em 2020.
– Com esse crescimento, unido ao controle das dívidas com o Tesouro, podemos perfeitamente rivalizar, ou até mesmo superar os números da Premier League – explicou o dirigente durante um almoço com a imprensa, realizado em Madrid.
Leia mais:
Ronaldinho é apresentado como embaixador do Barcelona
Agüero não deixará o City e alimentará concorrência com Jesus
Ronaldinho revela pedido de Guardiola para que ficasse no Barcelona
– Temos um plano estratégico para os próximos quatro anos – acrescentou Tebas, que revelou que ficaria satisfeito se ficasse a 15% da arrecadação inglesa, mesmo depois de aplicar as mudanças na Liga,
Segundo a empresa de consultoria Deloitte, a atividade dos clubes ingleses gerou 4,4 bilhões de euros durante a temporada 2014/2015, enquanto a Bundesliga rendeu 2,3 bilhões e a Liga produziu 2,05 bilhões.
Graças ao aumento dos direitos televisivos, as perspectivas de crescimento para esta temporada do Campeonato Espanhol preveem um ingresso de até 3,32 bilhões.
Tebas felicitou a boa saúde econômica do futebol espanhol, depois de vários anos esbanjando além da conta.
Se essa trajetória financeira se mantém até 2020, os clubes da primeira divisão, com exceção de Barcelona e Real Madrid, poderiam contar com uma capacidade de investimento de aproximadamente 250 milhões de euros. Esse valor seria dividido para melhorias nos estádios, trabalhos de infraestrutura e contratação de novos jogadores.
Para concluir, Tebas avaliou a capacidade de investimento dos clubes espanhóis entre 1 e 1,2 bilhão de euros nos próximos quatro anos. O valor inclui as reformas dos estádios de Barcelona e Real Madrid, além da construção do novo estádio do Atlético de Madrid, que tem previsão de estrear no novo Neptuno Premium até o fim da temporada.
*AFP