O tenista escocês Andy Murray e a alemã Angelique Kerber, números 1 do mundo da ATP e WTA, respectivamente, foram eliminados nas oitavas de final do Aberto da Austrália, um verdadeiro choque para o primeiro Grand Slam do ano.
Depois de amargar cinco vice-campeonatos em Melbourne, Murray terá de esperar mais um ano para conquistar o primeiro título na Austrália. O britânico foi superado pelo alemão Mischa Zverev, 50º do mundo, em quatro sets, por 7/5, 5/7, 6/2 e 6/4, neste domingo em Melbourne.
Na chave masculina, o torneio perdeu, assim, seus dois primeiros cabeças de chave após a eliminação na segunda rodada do sérvio Novak Djokovic, número 2 do ranking e defensor do título, diante do uzbeque Denis Istomin.
Esta é a primeira vez desde a edição 2004 de Roland Garros que os números 1 e 2 do mundo perdem antes das quartas de final de um torneio de Grand Slam.
Finalista Murray, finalista no ano passado, foi surpreendido pelo jogo ofensivo de Zverev.
– Sofri duras derrotas em minha carreira no passado e me recuperei de todas elas. Esta é uma derrota dura – reconheceu após a partida. Estou certo de que me recuperarei dela, mas agora, obviamente, estou muito chateado porque queria chegar longe neste torneio e não foi possível – acrescentou o escocês.
Zverev, um alemão de origem russa de 29 anos, é irmão mais velho da jovem promessa do circuito Alexander Zverev, de 19 anos.
Campeã eliminada
Na chave feminina, Angelique Kerber seguiu o mau exemplo de Murray e também deu adeus ao sonho do título, sendo surpreendida pela americana Coco Vandeweghe em rápidos dois sets, 6/2 e 6/3.
Kerber havia sido a sensação do Aberto da Austrália no ano passado, quando conquistou o título, mas neste domingo foi amplamente dominada pela americana, número 35 do mundo. Vandeweghe enfrentará a espanhol Garbiñe Muguruza (7º) nas quartas.
Já a veterana Venus Williams, 36 anos, mostrou que a idade não é um problema para ela, derrotando a alemã Mona Barthel para se classificar pela 37ª vez na carreira às quartas de final de um Grand Slam. A mais velha das irmãs Williams, porém, não vence um dos quatro maiores torneios do tênis desde Wimbledon 2008.
*AFP