Em uma reunião na sede da Fifa, em Zurique, ficou decidido que, a partir de 2026, a Copa do Mundo contará com 48 seleções participantes. Em março deste ano, a entidade vai discutir outros detalhes como o número de vagas por continente e o novo formato do torneio. A informação foi publicada inicialmente pelo Estado de S. Paulo.
Durante a campanha do hoje presidente da Fifa, Gianni Infantino, ex-secretário-geral da Uefa, a ideia de expandir a Copa do Mundo foi bastante explorada. Em fevereiro do ano passado, Infantino foi eleito para comandar a maior entidade do futebol mundial e agora cumpre sua promessa.
Leia mais:
Copa com 48 seleções renderia US$ 640 milhões adicionais
Fifa revela novo troféu a ser entregue ao melhor jogador do ano
Vuaden, Héber e Péricles Bassols deixam lista de árbitros brasileiros da Fifa
A outra proposta de expansão discutida pela entidade foi de aumentar o número de participantes da Copa do Mundo de 32 para 40. Esta opção, no entanto, foi descartada. O Conselho Fifa deverá confirmar a decisão no início desta semana, na terça-feira.
Com o novo formato, as Eliminatórias deverão sofrer alterações. A América do Sul, por exemplo, deverá receber seis vagas diretas para a Copa, além de uma para a repescagem. Há 10 seleções disputando vagas no continente – a partir de 2026, 70% dos países podem garantir lugar no Mundial.
*LANCEPRESS