Esportes

Mais democrática

Copa do Mundo terá 48 seleções a partir de 2026

Informação do Estado de S. Paulo afirma que decisão foi tomada após reunião na sede da Fifa, em Zurique

Lance

Gianni Infantino, durante campanha para presidência da Fifa, já mostrava intenção de expandir o Mundial

Em uma reunião na sede da Fifa, em Zurique, ficou decidido que, a partir de 2026, a Copa do Mundo contará com 48 seleções participantes. Em março deste ano, a entidade vai discutir outros detalhes como o número de vagas por continente e o novo formato do torneio. A informação foi publicada inicialmente pelo Estado de S. Paulo.

Durante a campanha do hoje presidente da Fifa, Gianni Infantino, ex-secretário-geral da Uefa, a ideia de expandir a Copa do Mundo foi bastante explorada. Em fevereiro do ano passado, Infantino foi eleito para comandar a maior entidade do futebol mundial e agora cumpre sua promessa.

Leia mais:
Copa com 48 seleções renderia US$ 640 milhões adicionais
Fifa revela novo troféu a ser entregue ao melhor jogador do ano
Vuaden, Héber e Péricles Bassols deixam lista de árbitros brasileiros da Fifa

A outra proposta de expansão discutida pela entidade foi de aumentar o número de participantes da Copa do Mundo de 32 para 40. Esta opção, no entanto, foi descartada. O Conselho Fifa deverá confirmar a decisão no início desta semana, na terça-feira.

Com o novo formato, as Eliminatórias deverão sofrer alterações. A América do Sul, por exemplo, deverá receber seis vagas diretas para a Copa, além de uma para a repescagem. Há 10 seleções disputando vagas no continente – a partir de 2026, 70% dos países podem garantir lugar no Mundial.

*LANCEPRESS

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Madrugada Gaúcha

03:00 - 05:00