O UFC não tem poupado esforços para aumentar o número de disputas de cinturão. Semanas depois de promover José Aldo a campeão linear dos penas e abrir outro título interino na categoria, que foi conquistado por Max Holloway, o Ultimate vai abrir um cinturão provisório nos leves.
Segundo o russo Khabib Nurmagomedov, ele já assinou contrato para enfrentar o americano Tony Ferguson pelo título interino da categoria até 70,3 quilos. O duelo será no UFC 209, dia 4 de março, em Las Vegas.
Leia mais:
Faber defende seu legado no MMA: "Fui campeão mundial"
Miocic se vê como campeão dominante nos pesados: "Não vou desistir"
5 possíveis adversários para Anderson Silva no UFC
O campeão linear dos leves é o irlandês Conor McGregor, que nocauteou Eddie Alvarez no UFC 205. Ele está ativo e saudável, mas não pretende lutar no primeiro semestre de 2017.
McGregor chegou a ser campeão linear de duas categorias diferentes ao mesmo tempo – penas e leves –, mas nunca defendeu um título. Ele foi detentor do cinturão dos penas ao vencer José Aldo em dezembro de 2015, mas não voltou mais à categoria.
Depois de conquistar o título, fez lutas seguidas contra Nate Diaz duas categorias acima, nos meio-médios – uma derrota por finalização e uma vitória por decisão majoritária. Na sequência, conquistou o título dos leves sobre Eddie Alvarez em novembro, e não há previsão para que faça alguma defesa.
Nurmagomedov está invicto na carreira, com 24 vitórias em 24 lutas. No UFC, ele derrotou Kamal Shalorus, Gleison Tibau, Thiago Tavares, Abel Trujillo, Pat Healy, Rafael dos Anjos, Darrell Horcher e Michael Johnson.
Tony Ferguson tem 22 vitórias e três derrotas na carreira e vem de uma sequência de nove triunfos – nas últimas lutas, ele passou por Mike Rio, Katsunori Kikuno, Danny Castillo, Abel Trujillo, Gleison Tibau, Josh Thomson, Edson Barboza, Lando Vannata e Rafael dos Anjos.