O beisebol, considerado o passatempo número um dos americanos, é um dos esportes mais tradicionais nos Estados Unidos e, além de ser uma das modalidades que mais utilizam a estatística e os números a seu favor, é cercado por superstições, maldições e crenças populares no país. Neste século, ao menos três equipes das grandes ligas, Boston Red Sox, Chicago White Sox e mais recentemente, o Chicago Cubs, deram fim a suas pragas históricas ao vencer a World Series da Major League Baseball.
Leia mais:
108 fatos sobre os 108 anos de seca do Chicago Cubs na World Series
Cubs vence a World Series e acaba com seca de 108 anos sem título
Marlins faz homenagens a jogador morto em acidente de barco
A maldição do bambino
Em 1914, o Boston Red Sox, uma das franquias mais tradicionais do beisebol, contratou um jovem de 19 anos chamado George Herman Ruth Jr. Babe Ruht ou Bambino, como foi carinhosamente apelidado, que foi um dos grandes responsáveis pelos três títulos do Red Sox nos anos seguintes: 1915, 1916 e 1918 – a equipe já tinha conquistado o campeonato em 1903 e 1912 . Os feitos colocaram o time de Massachusetts no patamar de maior equipe de beisebol da época.
O produtor musical Harry Frazee era o general manager do Boston Red Sox e tomou uma decisão polêmica em 1919 ao vender Ruth a um time que era inexpressivo naquela época: o New York Yankees. O negócio gerou grande controvérsia, pois Frazee foi "acusado" de realizar a venda por financiar um musical na Broadway.
Após a saída de Babe Ruth, o Boston Red Sox ficou 86 anos sem conquistar a World Series e viu o New York Yankees, que viria a ser seu maior rival, ganhar 27 vezes o título da série mundial, quatro deles atribuídos diretamente ao ótimo desempenho de Ruth, que é considerado o grande responsável por garantir o sucesso do time de Nova York e pela construção do Yankee Stadium após o sucesso de renda gerado por suas atuações.
A maldição do bambino, como foi nomeada, só veio a ser quebrada em 2004, quando o Red Sox conseguiu uma virada histórica contra o arquirrival New York Yankees após perder os três primeiros jogos da série melhor de 7 partidas na final da Liga Americana e, em seguida, vencer o St. Louis Cardinals na World Series.
O escândalo Black Sox
Na década de 1920, o Chicago White Sox era um dos principais times da MLB e havia conquistado dois títulos da World Series (1906-1917), mas em 1919 um escândalo manchou a história da franquia e abalou a credibilidade do campeonato. Oito jogadores da equipe, Eddie Cicotte, Oscar "Happy" Felsch, Arnold Gandil, "Shoeless" Joe Jackson, Fred McMullin, Charles "Swede" Risberg, George "Buck" Weaver e Claude "Lefty" Williams, foram investigados por entregar a World Series daquele ano em uma acordo com apostadores. Todos eles foram banidos do beisebol.
Depois do caso, que ficou conhecido como “Escândalo Black Sox”, o Chicago White Sox viveu uma seca de 88 anos sem levantar o troféu da MLB. A maldição foi quebrada apenas em 2005, com o White Sox vencendo a World Series contra o Houston Astros.
Maldição do Bode
Na primeira década do século 20, o Chicago Cubs era uma equipe dominante e vencedora. O time do Illinois conquistou a World Series duas vezes e de forma consecutiva (1907-1908). Após o bicampeonato, o Chicago Cubs não conseguiu mais levantar a taça nos anos seguintes, mas conseguia boas campanhas e venceu sete vezes a final da Liga Nacional até 1945, ano em que a seca de títulos da World Series para o Cubs ganhou um novo capítulo.
Em 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial, Detroit Tigers e Chicago Cubs disputavam a World Series. No jogo quatro da série, O Cubs, que liderava por 2 a 1, recebeu o Detroit Tigers no Wrigley Field. Na entrada, o torcedor Billy Sianis tentou ingressar no estádio junto de seu bode de estimação, mas foi obrigado a se retirar do local, pois "o animal fedia". Irritado, Sianis teria dito que o Cubs nunca mais venceria a World Series. Outros relatos afirmam que ele disse que o time nunca chegaria à final.
Independentemente da frase mais correta, a praga do torcedor parece ter surtido efeito. O Cubs perdeu a disputa naquele ano e viveria um jejum histórico na MLB.
Desde o fatídico ano da praga rogada por Billy Sianis, o Chicago Cubs não venceu a Liga Nacional e consequentemente não chegou a disputar o título do beisebol americano até este ano. O Cubs tentou quebrar a maldição em diversas ocasiões. Em uma delas, a equipe armou uma recepção de gala no estádio para o sobrinho de Billy Sianis, Sam Sianis, e um bode no jogo de abertura da temporada de 1984 e em alguns anos seguintes, mas nada parecia funcionar.
A maldição foi quebrada apenas na quarta-feira passada, quando a equipe do Illinois venceu o jogo sete da World Series contra o Cleveland Indians e acabou com a seca de 108 anos sem levar o troféu para casa.
*ZHESPORTES