A Fifa anunciou, nesta segunda-feira, os 10 candidatos ao prêmio Puskas de 2016. E há dois brasileiros na briga pelo troféu, que teve Wendell Lira como o último vencedor. Tratam-se de Neymar e Marlone, que brigam com Messi e mais sete nomes: Simon Skrabb (Finlândia), Saul Niguez (Espanha), Mohd Faiz Subri (Malásia), Mario Gaspar (Espanha), Hlompho Kekana (África do Sul), Hal Robson-Kanu (País de Gales) e a jogadora Daniuska Rodriguez (Venezuela).
A entidade peneirou os 10 gols de 30 de setembro de 2015 a 30 de setembro deste ano. Após votação popular a partir de agora, os três finalistas serão conhecidos no dia 2 de dezembro. Já na cerimônia do "Fifa The Best", que vai anunciar o melhor jogador do mundo do ano, será nomeado o grande vencedor do Prêmio Puskas – o evento será no dia 9 de janeiro de 2017, em Zurique, na Suíça.
Vencedor do prêmio em 2011, Neymar concorre pelo golaço que anotou diante do Villarreal, em novembro do ano passado, pelo Campeonato Espanhol. No lance, ele aplicou um lindo chapéu e, após girar sobre si mesmo, estufou a rede do adversário.
Já o meia do Corinthians, que sequer tem sido titular com o técnico Oswaldo de Oliveira, está na lista da entidade pelo belíssimo voleio diante do Cobresal, pela fase de grupos da Libertadores, em abril deste ano.
Messi, por sua vez, tem a chance de ganhar a honraria pela primeira vez na carreira. O que o levou à relação foi um golaço de falta que marcou pela seleção argentina contra os Estados Unidos, em jogo válido pela Copa América Centenário, em julho.
Vencedores anteriores
2009 – Cristiano Ronaldo
2010 – Altintop
2011 – Neymar
2012 – Stoch
2013 – Ibrahimovic
2014 – James Rodríguez
2015 – Wendell Lira