A sexta-feira (04) começou perfeita para os dois principais brasileiros no Hang Loose Pro Contest da Joaquina. Gabriel Medina e Adriano de Souza venceram suas respectivas baterias numa bela manhã de sol, com ondas favoráveis e muito carinho de fãs.
Mineirinho fechou a segunda fase. Ele competiu na 24ª bateria e fez 12.73 pontos. Junto com ele se classificou o neozelandês Ricardo Christie (11.13). Foi a primeira vez que o campeão do mundo de 2015, morador do Campeche, surfou neste campeonato.
Assim como aconteceu com Medina, o surfista mal saiu da água e o batalhão de fãs já o aguardava nas areias, atrás de selfies. Mineirinho foi muito atencioso e atendeu à multidão.
– É o maior prazer do mundo competir na ilha, saindo da minha própria cama, ter toda a estrutura de casa, apoio dos familiares, e vestir a lycra de competição. E esse campeonato é totalmente importante porque junto com a nova geração brasileira, a maioria dos atletas internacionais e nacionais está aqui, então competir contra eles e partilhar esse momento está sendo único – destacou o surfista.
O atleta evitou comentar uma eventual final com Gabriel Medina. Disse que acabou de passar de fase e não posso deixar isso influenciar o seu caminho. Ele comentou as condições do mar.
– Cada hora que passa o mar está mudando, e tem que estar bem conectado com a maré. Graças as deus eu fui feliz na minha escolha de ondas – disse.
Depois do Adriano de Souza, Medina abriu a terceira fase. Ele ficou em primeiro com largos 16.27 pontos, seguido do australiano Soli Bailey. Os brasileiros Wiggolly Dantas e Tiago Camarão foram eliminados nesta bateria.
Medina foi novamente ovacionado pela torcida e mais uma vez tirou uma bateria de selfies com a galera. Sobre as condições do mar, disse que ele "está mais bonito do que bom". Destacou que o dia tem bastante esquerda, e classificou a condição do mar como divertida. O surfista ainda comentou a boa campanha dos catarinenses nesse Hang Loose.
– É muito bom ver os brasileiros indo bem, e para vocês catarinenses é mais legal ainda. Tem vários bons surfistas vindo, uns se classificando para o WCT, outros ali na porta, juntando pontos – disse o campeão mundial de 2013.
Sobre a possível decisão com Mineirinho, Medina diz que seria "lindo" o Brasil ter os dois campeões mundiais competindo em casa numa final.
Os dois voltam para o mar ainda nesta sexta-feira. Mineirinho está na 12ª bateria da terceira fase, e Medina abre o 4º Round.
Veja mais:
AO VIVO: assista ao terceiro dia de Hang Loose Pro Contest, na praia da Joaquina
Guarda do Embaú espera título de única Reserva Mundial do Surfe no Brasil
O legado que o Hang Loose Pro Contest deixou ao surfe em SC e no Brasil
Leia mais notícias sobre surfe