Em uma partida que durou 4h28min, o Chicago Cubs venceu o Cleveland Indians, por 8 a 7, e quebrou um jejum de 108 anos sem ganhar o maior título do beisebol mundial: a World Series da Major League Baseball. A última vez que o Cubs levantou a taça da WS foi em 1908, quando conquistou o bicampeonato – o primeiro triunfo foi em 1907. Desde então, o time do Illinois sofria com maldições, viradas inexplicáveis e fracasso terríveis em momentos decisivos. O Cubs chegou a estar perdendo a série por 3 a 1, mas conseguiu a virada.
Para dar uma dimensão da seca vivida pelo Cubs, durante esse hiato sem conquistar a World Series, 19 presidentes governaram os Estados Unidos, duas guerras mundiais (1914-1918/1939-1945) abalaram o mundo, duas fortes crises econômicas (1929-2008) atingiram os EUA, o Titanic afundou (1912), o homem pisou na lua (1969) e 10 papas (que ocupam cargo vitalício) comandaram a Igreja Católica.
Leia mais:
Prime Time Responde: o Cowboys deve ir com Romo ou Prescott?
Mais tarde a partir de domingo: as transmissões da semana 9 da NFL
Leia mais sobre a MLB
A partida começou bem movimentada com um home run anotado por Dexter Fowler logo na primeira entrada, deixando o placar em 1 a 0 para os visitantes. A resposta do Indians veio logo em seguida, no terceiro inning, com Coco Crisp conseguindo chegar em base e sendo impulsionado por uma rebatida simples de Carlos Santana, deixando tudo igual no marcador. O Cubs não sentiu, mais uma vez, a pressão de jogar fora de casa e virou novamente o jogo na quarta entrada com Addison Russell impulsionando Kris Bryant ao home plate e Ben Zobrist anotando outra corrida após rebatida válida de Wilson Contreras: 3 a 1. O pitcher titular do Cubs na partida, Kyle Hendricks, foi sacado do jogo em meio a quinta entrada após ceder duas corridas e deu lugar a Jon Lester.
A noite também não foi boa para o grupo de arremessadores de Cleveland. O consistente Corey Kluber saiu do jogo no quinto inning após uma partida desastrosa, onde cedeu seis rebatidas e quatro corridas merecidas. No seu lugar entrou Andrew Miller, que até então era sinônimo de segurança, mas nem Miller conseguiu segurar o ataque do Cubs.
No quinto inning, o Cubs voltou a ser dominante no bastão e aumentou a vantagem por 5 a 1 com um home run solo de Javier Baez e Anthony Rizzo rebatendo uma corrida simples que levou Kris Bryant novamente ao home. No mesmo inning, o Indians diminuiu a diferença após Carlos Santana aproveitar um arremesso selvagem de Jon Lester.
O catcher David Ross, do Cubs, conseguiu rebater um home run no sexto inning, anotando a sexta corrida do time de Chicago no jogo. Terry Francona, técnico do Indians, não quis arriscar com Miller no montinho e colocou Cody Allen nos arremessos, faltando duas eliminações do fim do inning. Allen saiu ileso da entrada.
O técnico do Cubs, Joe Maddon, colocou Aroldis Chapman no decorrer da sétima entrada e o fechador conseguiu a eliminação que faltava na ocasião. No oitavo inning, os torcedores do Cubs acharam que mais uma vez ficariam no quase. O arremessador cubano deixou Brandon Guyer chegar em base e cedeu um home run para Rajai Davis. Tudo igual em Cleveland: 6 a 6. No nono inning, Francona colocou Bryan Shaw em jogo no lugar de Allen e nenhum dos times movimentou o placar e o jogo foi para as entradas extras. A partida precisou ser interrompida por cerca de 20 minutos antes do início do 10º inning em razão de uma pancada de chuva que atingiu a região do Progressive Field
Na 10ª entrada, Shaw foi inconsistente nos arremessos e cedeu a primeira base por meio de walk a David Ross, que foi substituído por Albert Almora Jr. em base. Por evitar uma rebatida forte, o Indians cedeu intencionalmente a base por Anthony Rizzo e preferiu enfrentar Ben Zobrist. Mas esse foi o maior erro do time da casa no jogo, pois Zobrist conseguiu uma rebatida dupla que impulsionou Almora Jr para desempatar o placar e deixar Rizzo na terceira base. Com dois oponentes em base, o time de Cleveland optou por dar a primeira base de graça para Russel com a intenção de lotar as bases e forçar as eliminações, mas a estratégia não surtiu efeito novamente e Miguel Monteiro impulsionou Rizzo com um rebatida simples: 8 a 6 para o Cubs.
A parte baixa da 10ª entrada foi ainda mais tensa para o Cubs, que cedeu novamente uma base para Guyer e viu um dos carrascos da noite, Rajai Davis, mais uma vez em posição de empatar o jogo. Davis conseguiu uma rebatida simples contra Carl Edwards Jr., que conseguiu duas eliminações no inning, e diminuiu o score para 8 a 7. O Cubs estava a uma eliminação do título e o Indians a um home do triunfo. Para garantir a última eliminação do jogo, Maddon colocou Mike Montgomery no montinho. Montgomery forçou um groundout que sacramentou a vitória do Chicago Cubs e o fim de um jejum de 108 anos sem vencer a World Series, a maior seca nos esportes americanos, que assombrava a equipe. Ben Zobrist foi eleito o jogador mais valioso (MVP) da World Series.
*ZHESPORTES