Não sei vocês, mas eu já estava com saudades. Foram 10 dias de "recesso", mas as batalhas voltam hoje. Depois de uma derrota inesperada em casa para o Londrina, na terça-feira da semana passada (18), o xavante vai tentar recuperação longe de casa. O adversário das 21h30 de hoje é mais um desesperado do Z4 que tenta tirar o pé do barro. O Joinville está na décima oitava posição, com 29 pontos.
O xavante tem dois desfalques. O volante Washington e o zagueiro Cirilo estão suspensos. No lugar do Cirilão deve atuar Leandro Camilo com a volta de Teco para a quarta zaga. Já para o lugar de Washington, duas possibilidades. Marcão ou Galiardo. Marcão é o favorito porque vem entrando mais nos jogos. O Brasil deve ir a campo com Martini, Weldinho Camilo, Teco e Marlon. Leandro Leite, Marcão ou Galiardo, Felipe Garcia e Diogo Oliveira. Elias e Ramon. Já o adversário calcula fazer 9 pontos nos últimos 3 jogos em casa na competição: Brasil, Bragantino e Vila Nova. Mas além disso, precisaria vencer 3 jogos fora para chegar aos 47 pontos: Sampaio Correa, Goiás e Oeste. Complicado.
A rodada começou razoavelmente boa para os interesses rubro-negros: o Luverdense ficou no 1x1 com o Oeste, o Avaí empatou sem gols com o Vasco e o CRB perdeu para o Goiás por 3x0. O xavante está em décimo segundo lugar com 45 pontos. Se der tudo certo, em caso de vitória, será possível terminar a trigésima terceira rodada na oitava posição. Porém, o mais importante é pensar jogo a jogo. Ainda dá. Além de uma subida na tabela, uma vitória hoje na Arena Joinville seria fundamental para um ânimo maior visando o grande jogo contra o Vasco, na Baixada, no sábado da semana que vem.
Primeira Liga
A grande notícia dos últimos dias para a xavantada foi a confirmação de que o Brasil participará da Primeira Liga já em 2017. Se, por um lado, não teremos Copa do Brasil no ano que vem, teremos, por outro, uma exposição nacional ainda maior. O Xavante enfrentará as duplas Fla-Flu, Gre-Nal, Atlético PR e Coritiba e Atlético Mineiro, entre outros. Mais dinheiro nos cofres rubro-negros e um novo patamar. O invejável calendário xavante em 2017 terá, portanto: Série A do Gauchão e Primeira Liga nos primeiros seis meses e o Brasileirão Série B no segundo semestre. Começamos definitivamente a decolar como clube. Um momento pra lá de especial para quem, como eu, me acotovelava há pouco tempo para assistir o xavante na Segundona Gaúcha em Sapiranga, no velho Santa Rosa ou no Cristo Rei, no Vale do Sinos.