Será realizada nesta sexta-feira e no sábado, no Centro Universitário Franciscano (Unifra), a 1ª Caravana da Associação dos Cronistas Esportivas Gaúchos (Aceg). O encontro, que vai reunir jornalistas esportivos de Santa Maria e também de Porto Alegre, vai debater o papel dos cronistas esportivos na atualidade e também os desafios de atuar no rádio esportivo no Rio Grande do Sul.
O evento é voltado para alunos de Jornalismo da Unifra e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mas também será aberto para quem quiser assistir. Os debates ocorrem no Salão Acústico, no prédio 14, no Conjunto 3 da Unifra, que fica na Rua Silva Jardim. O credenciamento será às 19h de sexta.
No primeiro painel, jornalistas de veículos de comunicação voltados ao impresso e à internet debatem o papel do cronista esportivo na atualidade, sob a mediação do professor do curso de Jornalismo da Unifra Gilson Piber. Mais tarde, discutem o mesmo assunto jornalistas que trabalham com o esporte no rádio, com a participação do presidente da Aceg, Edgar Vaz, e com a mediação de Candido Otto da Luz.
No sábado, os debates recomeçam às 9h. Com a participação de jornalistas esportivos da Capital, serão discutidos os desafios de atuar no rádio esportivo gaúcho. Por fim, às 11h, será elaborada uma carta dos cronistas esportivos de Santa Maria que participaram da 1ª Caravana.
– É um primeiro passo que estamos dando no sentido de estreitar o relacionamento com o nosso associado. O segundo é fazer com que possamos colher informações e outros dados a respeito dessa realidade do Interior, que é diferente da Capital. Também queremos tirar um termômetro do nível da dificuldade encontrada para trabalhar na crônica esportiva gaúcha. O futebol do Interior tem sofrido muito nos últimos tempos em função de uma polarização da dupla Gre-Nal, o que está esvaziando o apoio ao futebol do Interior – afirma o presidente da Aceg, Edgar Vaz.
O evento é promovido em parceria com o curso de Jornalismo da Unifra e tem o apoio do CFC Viacentro. Outras edições devem ser realizadas ainda este ano em Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Pelotas e Passo Fundo.