Foi muito mais difícil do que se esperava, mas o Palmeiras abriu boa vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil. Depois de um primeiro tempo ruim, o time paulista deslanchou após um pênalti marcado em falta fora da área e fez 3 a 0 no Botafogo-PB, no Allianz Parque. Jean, Rafael Marques e Tchê Tchê marcaram.
Leia mais:
CBF divulga datas e horários da 27ª a 30ª rodadas do Brasileirão
O Botafogo tem como meta subir da Série C à Série B e por isso não usou força máxima. Ainda assim, foi um adversário complicado. Bem postado, o time passou o primeiro tempo explorando as costas de Zé Roberto com Carlinhos. Enquanto o Palmeiras não conseguia furar a marcação e só rodava a bola no campo de defesa, os visitantes arriscavam: foram sete finalizações na primeira etapa, mas todas sem direção certa.
O Verdão entrou com o time ideal, mas a atuação não fazia nem de perto lembrar o líder do Brasileiro. Para piorar, Moisés torceu o tornozelo e saiu ainda no primeiro tempo. O público, muitas vezes quieto, estava claramente impaciente.
Precisou que no segundo tempo Allione entrasse no lugar Cleiton Xavier para o Palmeiras, enfim, ser veloz e começar a criar chances. Mas o gol só veio após Dewson Freitas da Silva marcar pênalti em Rafael Marques após falta fora da área. Jean bateu firme, no meio do gol: 1 a 0.
Erik perdeu, sozinho, a chance do segundo em grande defesa do goleiro Michel Alves, mas Rafael não: logo depois, o camisa 19 cortou a marcação, bateu no canto direito e tranquilizou o jogo para o Verdão. Tchê Tchê, após boa jogada entre Vitinho e Allione, fez seu primeiro gol pelo clube em um chute da entrada da área e fechou o placar.
Usando o uniforme que consagrou Fernando Prass na decisão da Copa do Brasil do ano passado, o Palmeiras começou bem a defesa do título. Agora, pode perder por dois gols de diferença no jogo da volta, dia 21, que avança às quartas de final. Mas antes, terá complicados compromissos: três confrontos diretos e um clássico no Brasileiro.
* LANCEPRESS