Mais uma vez uma romena vence o Brasil Tennis Cup(BTC). Na primeira edição foi Monica Niculesco e agora Irina-Camelia Begu. Ela derrotou de virada na decisão a húngara Timea Babos em um jogo tenso de 2h08min. O triunfo por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/4 e 6/3, só foi possível depois de Begu conversou bastante com seu técnico e namorado Marius Comanescu.
Irmãs Lyudmyla e Nadiia Kichenok são campeãs de duplas no BTC
Outras sobre o Brasil Tennis Cup
Mais sobre tênis
– Esse país é muito especial para mim. Em 2014 eu estava na posição 130 do mundo e voltava de uma lesão. Então comecei com torneios menores e foi aqui no Brasil que voltei a jogar, depois também joguei em Florianópolis e no Rio (Open). Estar aqui por cinco semanas foi muito bom. As pessoas são demais, a comida é ótima, passei a semana comendo bife e picanha. Me senti muito bem – disse Begu.
A partida começou às 11h e com um sol forte. A temperatura alta exigiu mais das atletas. Begu começou muito desligada abusando dos erros não forçados e não conseguindo acertar o saque, ao todo ela teve nove duplas faltas na partida.
Tudo isso fez Timea Babos vencer com tranquilidade o primeiro set por 6 a 2. O início do segundo, a húngara quebrou o serviço e fez todos na quadra central pensarem que a decisão será uma moleza, porém Begu voltou para o jogo e no sétimo game confirmou seu saque passou na frente de Babos e levou a decisão para o terceiro set.
– Eu não comecei bem a partida. Depois comecei a me focar muito nas coisas negativas do jogo. No fim estava focando nas coisas positivas, se meu serviço e saque não estavam bons foquei no backhand, por exemplo. Acho que foram erros muito mais por causa da pressão de vencer o título, algo mental mesmo, porque ontem (contra Monica Puig) eu usei muito bem meu serviço – analisou Begu.
Nenhuma outra atleta de tênis que vai participar da Olimpíada teve uma semana com mais jogos do que Tiema Babos, a húngara jogou nove partidas em Florianópolis, na sede da Federação Catarinense de Tênis (FCT). Foram, cinco na simples e quatro em duplas, apesar desse cansaço a húngara jogou um tênis de alto nível, mas no terceiro set sentiu o jogo. Quando Begu empatou a partida parece que os erros mudaram de lado. Babos teve quatro duplas faltas e muitas bolas na rede facilitando o caminho para a romena conquistar seu terceiro título de WTA.
Agora as duas tenistas embarcam para o Rio de Janeiro para participarem da Olimpíada. A final do Brasil Tennis Cup teve um gosto olímpico e uma partida de gala para fechar o torneio.
– É ótimo ganhar cinco partidas e chegar com uma boa preparação para a Olimpíada e para o resto da temporada e estou muito motivada e muito feliz de jogar no Rio. Vou jogar simples, duplas e duplas mista e espero conseguir uma medalha, vou lutar muito para isso – disse Begu.