Maria Portela e Gilvan Ribeiro já estão absolutamente focados nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começam em 5 de agosto. A dupla de representantes de Santa Maria treina em diferentes Estados do país, conforme a preparação de cada confederação.
Leia mais:
Givago Ribeiro será comentarista em canal de TV
Professor da UFSM fará parte da equipe de veterinária no Rio 2016
Maria Portela é confirmada nos Jogos Olímpicos do Rio
Gilvan Ribeiro vence e garante vaga no Rio 2016
"O garoto do bairro Campestre chegou à lua em seu caiaque"
"Representar minha cidade me motiva a lutar com raça"
Leia mais sobre o Rio 2016
Nessa semana, a seleção brasileira de judô realiza uma série de treinamentos em Salvador, na Bahia. No entanto, depois do dia 24, o time viaja para Mangaratiba, no Rio de Janeiro, onde permanece em concentração até dois dias antes da competição.
– Agora, a atividade é mais direcionada para as adversárias que estão na Olimpíada. Quanto mais próximo, mais intenso e mais curto fica. Trabalhamos em cima de dificuldades individuais e situações de luta para trabalhar com a regra. Mas não foge muito do que sempre fizemos – explica Maria.
A equipe feminina será a mesma de Londres, em 2012: Sarah Menezes, Erika Miranda, Rafaela Silva, Mariana Silva, Maria Portela, Mayra Aguiar e Maria Suelen Altheman. O time masculino, por outro lado, passou por um processo de renovação e terá quatro estreantes em Olimpíada: Charles Chibana, Alex Pombo, Victor Penalber e Rafael Buzacarini. No Rio, eles estarão ao lado dos medalhistas olímpicos Felipe Kitadai, Tiago Camilo e Rafael Silva. No Rio 2016, o judô será de 6 a 12 de agosto, na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra.
Já a equipe brasileira de canoagem saiu de Curitiba, sede oficial da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), para fugir do frio. O grupo treinará nas raias da Universidade de São Paulo (USP), onde fica até 10 de agosto, quando embarca para o Rio de Janeiro.
– Sair do frio, melhora muito a qualidade dos treinos físico e técnico. Fora isso, fugimos da possibilidade de alguma doença. A USP tem uma boa estrutura para treinarmos – resume Gilvan, que treina seis horas por dia, entre academia, corrida e treino na água.
As provas da modalidade serão disputadas entre os dias 15 e 20 de agosto, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Além de Gilvan Ribeiro, a canoagem velocidade do Brasil será representada por Edson Silva (parceiro de Gilvan na prova de K2 200 metros), Ana Paula Vergutz, Isaquias Queiroz e Erlon Souza, os dois últimos na categoria canoa (sigla C), e não caiaque (sigla K) como os outros três.
AS DATAS NO RIO 2016
Judô
- De 6 a 12 de agosto
- Maria Portela compete em 10 de agosto, a partir das 10h (somente um dia de classificatórias e finais)
Canoagem
- De 15 a 20 de agosto
- Gilvan Ribeiro e Edson Silva competem na classificatória do K2 200 metros em 17 de agosto, a partir das 9h
- Já a final, caso a dupla brasileira avance à decisão, ocorre em 18 de agosto, a partir das 9h