O último brasileiro vivo na Libertadores da América foi eliminado da competição. O São Paulo perdeu por 2 a 1 para o Atlético Nacional-COL e se despediu da competição continental. O tricolor paulista havia perdido para os colombianos por 2 a 0, em pleno Morumbi, na última quarta-feira (06). Por isso, foi em desvantagem para a decidir a vaga na final, jogando fora de casa.
O destaque da nova vitória dos colombianos foi o centroavante Borja, que marcou mais duas vezes, somando 4 gols nas duas partidas contra o São Paulo. A equipe brasileira reclamou muito da arbitragem e terminou o jogo com dois jogadores a menos.
O Atlético Nacional agora espera o vencedor do confronto entre Boca Júniors e Independiente Del Valle. Na primeira partida, os equatorianos venceram por 2 a 1, em casa. O jogo de volta será realizado no estádio La Bombonera, nesta quinta-feira (14).
O JOGO
O São Paulo começou muito bem a partida e logo aos 8 minutos do primeiro tempo abriu o placar. Michel Bastos cruzou da esquerda e Calleri subiu mais alto que a zaga para marcar. Neste momento, o tricolor paulista precisava de apenas mais um gol para levar a decisão para os pênaltis.
Os brasileiros estavam bem na partida, propondo o jogo e criando chances. Contudo, aos 15 minutos do primeiro tempo o Atlético Nacional empatou o jogo, com Borja. O Centroavante entrou pela esquerda e bateu cruzado, sem chances para o goleiro Dênis. Foi o terceiro gol de Borja nos dois jogos contra o São Paulo.
Depois de marcar, os colombianos melhoraram e perderam uma chance clara. Sozinho e na pequena área, Moreno mandou por cima do gol.
No final do primeiro tempo um lance polêmico pode ter mudado a partida. Hudson entrava na área livre e foi derrubado, onde seria pênalti para o São Paulo, mas o árbitro não marcou a infração.
Na segunda etapa, Edgardo Bauza mexeu na equipe, tentando deixar o São Paulo mais ofensivo. Contudo, o Atlético Nacional dominou ainda mais o jogo e perdeu várias chances de marcar. Na mais perigosa delas, o lateral direito Bruno salvou em cima da linha.
Aos 31 minutos do segundo tempo, a bola bateu no braço de Carlinhos dentro da área e o árbitro assinalou a penalidade máxima. Borja foi para a cobrança e marcou o seu quarto gol contra o São Paulo. Após o gol dos colombianos, os jogadores do time brasileiro reclamaram muito, e por isso, Lugano e Wesley foram expulsos.