O Tricolor segue na caça aos líderes. Após bater o Santos e o Inter, o Grêmio emplacou a terceira vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. Na manhã deste domingo (10), os gaúchos venceram o Figueirense por 2 a 1 diante dos mais de 36 mil torcedores presentes na Arena.
Walace abriu o placar, aos 44 minutos do primeiro tempo. Aos 30 da etapa complementar, Ayrton descontou para os catarinenses, e Bobô, já nos acréscimos, deu números finais ao confronto.
Com o triunfo, a equipe gaúcha soma 27 pontos e permanece na terceira colocação. São quatro pontos a mais que o Flamengo, que ocupa, atualmente, o quarto lugar e um a menos que os líderes Palmeiras (que enfrenta o Santos na terça-feira) e Corinthians (que venceu a Chapecoense por 2 a 0 ontem). Os adversários de hoje têm 15 e estão na zona de rebaixamento.
No próximo fim de semana, as equipes voltam a entrar em campo pela competição nacional. No domingo (17), os comandados do técnico Roger enfrentam o Sport na Ilha do Retiro. No mesmo dia, os catarinenses têm clássico contra a Chapecoense no estádio Orlando Scarpelli.
PRIMEIRO TEMPO
Já no minuto inicial, a partida teve um lance polêmico. Giuliano dominou dentro da área e chutou em cima de Werley, que abriu o braço para interceptar a conclusão do meia. Os gremistas pediram pênalti, e o árbitro mandou o jogo seguir. No minuto seguinte, Rafael Moura bateu de fora da área, mas pegou muito embaixo da bola e mandou pela linha de fundo. Bady, aos sete, finalizou com estilo, tirando tinta da trave.
Aos 17 minutos, Fred cobrou falta sobre a meta alvinegra. Dez minutos depois, Douglas foi servido por Everton e arriscou da intermediária. A conclusão saiu defeituosa. No minuto seguinte, o atacante do tricolor experimentou, e o goleiro do time catarinense defendeu em dois tempos. Everton, novamente, aos 34, disparou de canhota, e Thiago Rodrigues fez a intervenção.
Nos últimos minutos da primeira etapa, só deu Grêmio. Primeiro, com Edílson aos 38, que levantou a torcida gremista. Depois, com Giuliano de cabeça, para nova defesa do goleiro do Figueira. Tamanha insistência foi convertida em bola na rede aos 44 minutos. Walace acertou um chutaço de longe e abriu o placar na Arena.
SEGUNDO TEMPO
O Tricolor seguiu propondo o jogo na etapa complementar. Logo aos dois minutos, Everton balançou o marcador e bateu colocado. Thiago Rodrigues foi no cantinho e impediu o que seria o segundo gol gremista. Luan, aos 11, finalizou, exigindo nova defesa do arqueiro do Figueirense. No minuto seguinte, Douglas, de canhota, botou o goleiro para trabalhar.
Aos 19 minutos, Luan, livre e da entrada da área, chutou e mandou pela linha de fundo. Essa foi a última participação do atacante, que sete minutos depois foi substituído por Miller Bolãnos. Logo na primeira oportunidade, o equatoriano finalizou levando perigo à meta alvinegra.
"Quem não faz, leva". Após empilhar chances de gol, o Grêmio foi surpreendido pelo adversário. Aos 30 minutos, Ayrton acertou bela finalização e recolocou a igualdade no placar.
Aos 40, Jocinei deu novo susto no torcedor gremista. O volante arriscou de longe, e Grohe acompanhou a saída da bola. Quando tudo parecia se encaminhar para o empate, Bobô, aos 47, marcou o segundo gol e decretou a vitória tricolor.
FICHA TÉCNICA
Grêmio 2x1 Figueirense
Local: Arena do Grêmio
Arbitragem: Jailson Macedo Freitas (BA), auxiliado por Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Grêmio: Marcelo Grohe; Edilson, Thyere, Fred e Marcelo Oliveira; Walace (Pedro Rocha), Jailson, Giuliano, Douglas (Bobô) e Everton; Luan (Miller Bolãnos). Técnico: Roger Machado
Figueirense: Thiago Rodrigues; Ayrton, Werley, Bruno Alves e Marquinhos Pedroso; Elicarlos, Jocinei e Bady (Dodô); Ermel (Everton Santos), Rafael Silva (Jefferson) e Rafael Moura. Técnico: Vinícius Eutrópio
Cartões amarelos: Bady (FIG); Walace (GRE)
Gols: Walace, aos 44 minutos do primeiro tempo, Ayrton, aos 30 minutos do segundo tempo, Bobô, aos 47 minuto do segundo tempo