Sem contestações, a partida deste sábado é a mais importante da história de sete anos do Santa Maria Soldiers. É que, embalado pelo apoio do Inter, de Porto Alegre, o Campeonato Gaúcho de Futebol Americano tomou uma proporção inimaginável até pouco meses atrás. A final do Gauchão da modalidade, chamada de Gigante Bowl, será disputada no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, em 18 de junho, em evento inédito no país, com diversas atrações e a transmissão ao vivo por dois canais de TV (Octo e ESPN).
Leia mais:
Soldiers bate o Ijuí Drones e está na semifinal
Fã de futebol americano que luta contra o câncer recebe visita surpresa
"Nos enche os olhos ver a aceitação do público"
Beira-Rio receberá a final do Gauchão de Futebol Americano
Liga Nacional terá quatro equipes gaúchas
E o Soldiers, representante da Região Central, está a uma partida da decisão. O reencontro com o invicto Santa Cruz Chacais, às 14h deste sábado, será no Estádio dos Plátanos, em jogo único da semifinal. Quem vencer avança ao Gigante Bowl e entra para a história do futebol americano gaúcho. Em 23 de abril, Soldiers e Chacais já se enfrentaram. No duelo da primeira fase da competição estadual, o time de Santa Cruz do Sul derrotou o de Santa Maria por 20 a 10, de virada, no Estádio Presidente Vargas, na única derrota do Soldiers no campeonato.
– A expectativa é gigante. Estamos contando os minutos para que chegue a hora da partida. Sabemos que a equipe do Chacais é a favorita para esse jogo, veio de um título inédito em 2015 (Copa Sul) e ganhou de nós em Santa Maria. Mas temos a plena consciência que podemos fazer um grande jogo e conseguir a vaga para a final – afirma o presidente do Soldiers, Diogo Hartz.
O Santa Maria Soldiers é bicampeão gaúcho (2011 e 2013). Já o Chacais tenta o seu primeiro título no Estado.
– Enfrentar uma grande equipe como o Soldiers é algo que nos deixa nervosos e ansiosos. Mas faz parte do esporte. E vamos lutar com todas as forças para conseguir avançar mais esse degrau – disse o running back do Chacais, Cleiton Paz, em entrevista ao programa Touchdown, da Rádio Gaúcha.
No domingo, às 14h, na outra semifinal, o Juventude, de Caxias do Sul, atual campeão gaúcho, recebe o Restinga Redskulls, de Porto Alegre, no Estádio Municipal Elias Soldatelli, na cidade de São Marcos.
*DIÁRIO DE SANTA MARIA