Um gol de cabeça de Gerard Piqué a três minutos do apito final permitiu à Espanha derrotar a República Tcheca por 1 a 0 na estreia na Eurocopa, competição na qual a "Fúria" busca um terceiro título consecutivo, nesta segunda-feira, em Toulouse.
A Espanha criou diversas chances, e o gol de Piqué, após cruzamento milimétrico de seu companheiro de Barcelona Andrés Iniesta, fez justiça ao volume de jogo da atual campeã da Europa.
Leia mais:
Luiz Zini Pires: Neymar é mais um brasileiro que dá péssimo exemplo
Passaporte Gre-Nal: Forlán e Maxi Rodriguez são campeões no Uruguai
Colunistas opinam: Dunga deve ser demitido da Seleção Brasileira?
O resultado poderia ter sido mais amplo, mas faltou pontaria aos jogadores espanhóis, que também esbarraram na boa atuação do goleiro Petr Cech. Os comandados de Vicente del Bosque tiveram uma posse de bola de 67% com 17 chutes a gol, contra 7 dos tchecos.
– É importante começar com o pé direito. Jogamos bem, controlamos o jogo, mas a bola simplesmente não queria entrar. No fim, tive a sorte de poder fazer o gol – comemorou Piqué, herói espanhol da partida.
Cech acabou roubando o protagonismo da partida do colega David de Gea, envolvido num escândalo sexual noticiado pela imprensa de seu país.
Apesar dos problemas extracampo, De Gea foi escolhido por Del Bosque para ser titular do gol espanhol, no lugar do veterano ídolo Iker Casillas, que defendeu sua seleção nas últimas nove competições oficiais, e foi bem, salvando a equipe quando exigido.
Com a vitória, a Espanha divide a liderança do grupo D com a Croácia, que na véspera estreou na Euro vencendo pelo mesmo placar a Turquia no Parque dos Príncipes, em Paris.
O próximo confronto da Espanha será no próximo sábado, em Nice, contra a Turquia. Uma vitória valerá a vaga nas oitavas de final da Euro aos espanhóis. Já os tchecos enfrentam a Croácia em Saint-Etienne na sexta-feira.