O bicampeonato da Taça Vinicius Montardo Rosado é muito importante e foi muito comemorado pelos atletas, torcedores e dirigentes do Universitário Rugby Santa Maria (URSM). No entanto, a comemoração não durou muito tempo, e os festejos deram lugar aos treinos em preparação para a repescagem em que os santa-marienses disputam a vaga por um lugar na primeira divisão. Depois de vencer o Caxias por 41 a 10, na tarde de sábado, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria e garantir o título da segunda divisão, o desafio agora é contra o Centauros, que foi o último colocado no campeonato da primeira divisão. Visando ao jogo que deverá ser realizado no dia 25 deste mês, neste domingo os jogadores já estavam reunidos para mais um treino, menos de 24 horas depois da conquista.
– É o resultado de mais de um ano de trabalho em busca da primeira divisão. O título é um degrau que a gente sobe atrás deste nosso objetivo que é a primeira divisão. Continuamos trabalhando forte, e o resultado veio. E agora temos essa possibilidade de subir. O trabalho continua, e a comemoração vai ser no final do ano, depois de cumprir todos os nosso objetivos – projeta o capitão da equipe, Mauricio Ribeiro.
Para o jogo contra o time de Estrela, os cuidados serão redobrados, já que a equipe está, há muitos anos, na elite do rúgbi estadual:
– Eles (Centauros) têm um jogo de nível mais alto, e temos que tentar igualar isso com treinamentos. Vamos trabalhar principalmente nos nossos erros, coisa que não podemos voltar a repetir. Vamos direcionar o nosso jogo para a defesa, porque o time deles é muito forte fisicamente – explica o técnico da equipe, Bryan Backes.
O presidente do time, Danier Renato Avello, é cauteloso ao fazer uma projeção para a primeira divisão, já que ainda resta um jogo. Mas ele afirma que a ascensão muda a equipe de patamar e exige alguns investimentos.
– A grande questão das ascensão é a diferença técnica dos clube, que tem mais tempo de rúgbi e até com treinadores profissionais e jogadores que atuaram em outros países. De repente vamos ter que trazer alguns jogadores com um pouco mais de experiência e um técnico profissional. É um diferencial que precisamos ter – antecipa.
Ainda não há data e local definidos pela Federação Gaúcha de Rugby (FGR) para o jogo da repescagem, mas deverá ser realizado em Santa Maria.
O nome de Taça Vinicius Montardo Rosado é uma homenagem ao ex-jogador do URSM, que morreu na tragédia da Boate Kiss.
O jogo
O Universitário foi superior durante toda a partida e abriu larga vantagem ao adversário da Serra. Os trys (pontuação máxima ) foram marcados por Adriano (3x), Ravanello (2x), Bilhão e Alemão. Já as conversões (chute após o try) foram anotados por Charles.
Cerca de 400 pessoas acompanharam a final no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Antes da decisão, houve a disputa pelo terceiro lugar da competição. O Planalto, de Passo Fundo, derrotou o Antíqua, de Pelotas, por 28 a 20.