O Grêmio foi derrotado pelo Atlético Paranaense por 2 a 0 na tarde deste domingo (26). Os gols da partida, disputada na Arena da Baixada, em Curitiba, foram marcados no segundo tempo. Hernani abriu o placar aos oito minutos da etapa complementar, e André Lima, cinco minutos depois, deu números finais à partida.
Com o tropeço, o segundo consecutivo, a equipe gaúcha estaciona nos 18 pontos e ocupa a quinta colocação. Os paranaenses somam 17 e estão no sétimo lugar.
Na próxima quarta-feira, os comandados de Roger encaram o Santos na Arena. No mesmo dia, a equipe treinada por Paulo Autuori enfrenta o rival Coritiba no Couto Pereira.
PRIMEIRO TEMPO
Os donos da casa tomaram a iniciativa no jogo e monopolizaram as ações ofensivas na etapa inicial. Aos 10 minutos, Nikão disparou da entrada da área, e Marcelo Grohe fez a defesa. Vinícius, aos 19, bateu de canhota e exigiu nova intervenção do goleiro gremista.
Cinco minutos depois, o Furacão estufou as redes com Pablo, mas o árbitro anulou o gol, pois o atacante rubro-negro estava em posição irregular. Aos 33, Vinicius tentou novamente, colocado, e o arqueiro tricolor defendeu.
A partir dos minutos finais do primeiro tempo, o Atlético Paranaense empilhou oportunidades. Primeiro com Hernani na bola parada. Em cobrança de falta no bico da área, aos 37, o volante obrigou Grohe a espalmar para não se complicar. Dois minutos depois, foi a vez de Nikão. Ele pegou rebote e emendou um voleio, e o goleiro do Grêmio caiu e segurou novamente.
Aos 41 minutos, na chance mais clara da primeira metade do confronto, Thyere deu bobeira e Pablo ficou com a bola. O atacante chutou cruzado, e Grohe com as pontas dos dedos mandou a bola para escanteio. No último lance de perigo, Pablo completou cruzamento de primeira, sobre a meta gremista.
SEGUNDO TEMPO
A etapa complementar repetiu o que o torcedor presente na Arena da Baixada viu no primeiro tempo: Furacão atacando e Grêmio se defendendo. Logo no minuto inicial, Vinicius pegou sobra após Grohe afastar parcialmente e concluiu sem perigo. André Lima, aos cinco, subiu mais alto que a defesa tricolor e testou firme. O goleiro gremista se esticou todo e buscou a bola no cantinho. No minuto seguinte, foi Vinícius quem finalizou e exigiu a intervenção do camisa 1.
A insistência do time da capital paranaense se transformou em bola na rede aos oito minutos. Hernani soltou a bomba da entrada da área no canto esquerdo e abriu o placar na Arena da Baixada.
Diante do gol sofrido, o técnico Roger promoveu substituições na equipe: primeiro colocou Lincoln no lugar de Bobô, depois tirou o volante Walace para o ingresso de Léo Tilica em campo. No entanto, foi o time de Autuori que seguiu ditando as ações. Aos 17, Léo cruzou na área, a zaga gremista não afastou e André Lima experimentou de primeira. A bola saiu ao lado do gol.
Cinco minutos mais tarde, André Lima ampliou a vantagem dos anfitriões. O atacante ex-Grêmio soltou um canhotaço e marcou o segundo gol rubro-negro. A bola chegou a tocar na trave antes de morrer no fundo das redes.
Aos 27, Pablo finalizou de dentro da área e Grohe voou para fazer a defesa. Thiago Heleno, aos 30, arriscou, e a bola saiu sobre o gol. Aos 46, Edilson tentou em cobrança de falta, mas pegou mal na bola. No minuto seguinte, Ramiro foi expulso por entrada violenta em Walter.
FICHA TÉCNICA:
Atlético-PR 2x0 Grêmio
Local: Arena da Baixada (PR)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Atlético-PR: Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Hernani, Vinícius, Pablo (Marcos Guilherme) e Nikão (Marcão); André Lima (Walter). Técnico: Paulo Autuori
Grêmio: Marcelo Grohe, Edílson, Rafael Thyere, Fred e Marcelo Oliviera; Walace, Ramiro, Giuliano, Luan e Everton (Jailson); Bobô (Lincoln). Técnico: Roger Machado
Gols: Hernani, aos 8 minutos do primeiro tempo e André Lima, aos 22 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Hernani (CAP)
Cartões vermelhos: Ramiro (GRE)