Os Estados Unidos enfrentaram uma pedreira na noite deste sábado na Copa América Centenário, mas conseguiram bater o Paraguai por 1 a 0, no Estádio Lincoln Financial Field, na Filadélfia, e garantiram classificação para próxima fase do torneio. Jogando com um homem a menos durante a segunda etapa inteira, o time da casa contou com um gol solitário de Dempsey, ainda no primeiro tempo.
E a provável segunda colocação no Grupo A deve colocar os americanos no caminho da Seleção Brasileira. Isso se a Colômbia confirmar o favoritismo contra a Costa Rica, ainda neste sábado, e o Brasil fazer o dever de casa contra o Peru, domingo.
Leia mais:
Em estreia na Eurocopa, Inglaterra empata com a Rússia
Torcedores ingleses, russos e franceses brigam na rua antes de jogo na Euro
O primeiro tempo começou com as duas equipes se estudando bastante. Quando colocou a bola no chão e trocou passes, o Paraguai chegou com perigo e quase abriu o placar com Almirón. E os anfitriões conseguiram abrir o placar na primeira chegada ao ataque. Zardes rolou para o meio da área, e Dempsey estufou as redes de Villar.
Os paraguaios tinham mais a posse de bola, mas faltava criatividade na hora de definir as jogadas. Antes das equipes irem para o intervalo, o Paraguai perdeu grande chance com Lezcano, que finalizou em cima de Guzan.
Logo na volta para a etapa final, os americanos viram sua situação ficar mais complicada. No intervalo de um minuto, o lateral Yedlin levou dois cartões amarelos e foi para o chuveiro mais cedo. Mesmo com um homem a menos, a primeira oportunidade clara foi dos donos da casa, mas Zardes demorou e foi desarmado antes da finalização.
Com a superioridade numérica em campo, os paraguaios foram com tudo para tentar igualar o placar e manter a chance de passar de fase na Copa América. Guzan, porém, fez grandes defesas e confirmou a classificação dos Estados Unidos para a próxima fase.
*LANCEPRESS