A Espanha repetiu a escalação pela terceira vez nesta Euro. Porém, diferentemente dos outros dois jogos, saiu derrotada: levou 2 a 1 da Croácia, de virada, nesta terça-feira, no Stade de Bordeaux. Os atuais bicampeões saíram na frente logo no início, com um gol de Morata, e perderam boas chances no primeiro tempo. Além disso, a Espanha também desperdiçou um pênalti com Sério Ramos na etapa final, quando o jogo estava 1 a 1.
Só que a Croácia também fez um jogo de muita qualidade na marcação e com velocidade no ataque, com Kalinic e Perisic inspirados. Kalinic empatou o jogo no fim da etapa inicial, escorando de chapa um cruzamento de Perisic. Aos 41 da etapa final, foi Kalinic quem deu a bola para a bomba de Perisic, que definiu o 2 a 1 para a Croácia e colocou o time em primeiro lugar no Grupo D, aguardando um dos terceiros colocados. Já a Espanha, com a segunda posição, enfrentará a Itália nas oitavas.
Leia mais:
Alemanha vence pelo placar mínimo e vai às oitavas como líder
Polônia vence Ucrânia e garante classificação inédita à próxima fase da Euro
CBF confirma partida entre Brasil e Bolívia na Arena das Dunas
O primeiro tempo foi muito bom. A Espanha teve o domínio da bola, como sempre, mas a Croácia, ao adiantar bem a marcação – algumas vezes com nove jogadores depois da sua linha de meio de campo –, fez a Fúria errar muitos passes. O time espanhol teve grande vantagem, pois saiu na frente logo no primeiro bom ataque, aos 6min, numa trama excelente de David Silva e Fàbregas, que tocou para Morata apenas empurrar para a rede.
Só que a Croácia também era muito boa com a bola no pé e foi criando as suas melhores oportunidades justamente quando roubava a bola na defesa do rival. Busquets, duas vezes, Ramos e De Gea erraram feio. Em dois desses lances, quase gol: Rakitic aproveitando o vacilo de de Gea e tocando por cobertura, com a bola batendo no travessão e na trave direita do goleiro, que voltou para defender; e com Kalinic aproveitando o erro de Sérgio Ramos e chutando para defesaça de De Gea.
Depois dos 20 minutos, a Espanha tratou de tentar nas infiltrações a chegada na meta adversária. Conseguiu algumas vezes, mas Morata, David Silva e Nolito falharam nos arremates. A Croácia buscava mais a velocidade e dava trabalho atacando pelos flancos. Foi assim que, aos 44min, Perisic fez uma jogada sensacional em cima de Juanfran e cruzou para Kalinic – que se antecipou a Sérgio Ramos – tocar de chapa, num belo gol.
No segundo tempo a Croácia, atacando de frente para a sua barulhenta torcida, voltou com tudo, conseguindo recuar toda a Espanha no seu campo e quase desempatar em lances com Jedvaj e Pjaca, este tentando uma bicicleta. Depois de 10 minutos, a Espanha voltou a retomar seu jogo de toque de bola, com a Croácia bem fechada. Com isso, a Espanha só chegava em lances de bola parada.
Até que veio a jogada do pênalti esquisitão no choque entre Vrsaljko e David Silva. A cobrança de Sérgio Ramos foi defendida por Subasic, que se adiantou quase até a pequena área. O jogo voltou a pegar fogo, com jogadas mais ríspidas.
Aos 41min, com a Espanha em cima, a Croácia armou o contra-ataque fatal. O chutão de Pjaca achou Kalinic, que tocou para Perisic, disparando pela esquerda. O chute foi cruzado, sem chance para De Gea.
*LANCEPRESS