Tem causado surpresa e muita repercussão a liderança de Grêmio e Inter, porque muitos segmentos do esporte, diante do que vinha acontecendo, não esperavam essa atuação da dupla Gre-Nal. Iniciou pelo fato de que se dizia que o Gauchão não era parâmetro para nada e, inclusive, é chamado por muitos de "engana bobo", porque não traduz um enfrentamento com clubes de primeira linha, que serviria tão somente para iludir os torcedores e os dirigentes.
O começo do Brasileirão, pelo menos nestas quatro primeiras rodadas, está mostrando outra configuração, tanto que os dois clubes gaúchos lideram a competição. Se, por um lado, não há nada ainda para comemorar, por outro, temos que saudar as atuações dos dois times de Porto alegre, até porque enfrentaram adversários temíveis, quase todos considerados candidatos ao título antes do campeonato.
Penso que temos de valorizar as campanhas e, de minha parte, especialmente a do Grêmio, que vinha de três desclassificações no início do ano e surpreende com atuações de nível médio para cima, mas com excelentes resultados, parecendo se afirmar a cada jogo.
Leia outras colunas da Paixão Tricolor
Condições e time
A atuação do Tricolor contra o Atlético-MG, principalmente na primeira etapa, foi de encher os olhos. Se mantiver aquele nível, é sério candidato à conquista do título. De um modo geral, não se percebe clubes com mais potencial que nossa equipe, tanto que jogamos duas fora contra grandes equipes e somamos quatro pontos. Amanhã, teremos um adversário duríssimo, mas não é proibido vencer. Condições e time para isso o Tricolor tem.
*Diário Gaúcho