Em menos de três temporadas como profissional, Luan virou referência técnica do Grêmio. O atacante é o artilheiro da equipe no Brasileirão 2016 com cinco gols. De quebra, após o desempenho e o gol contra o Cruzeiro no último final de semana, o jogador gremista assumiu a liderança do Troféu Bola de Ouro, da Revista Placar.
Nessa terça-feira (21), em entrevista à Rádio Gaúcha, o responsável pela contratação de Luan lembrou que o atleta quase parou no Inter antes de fechar com o Grêmio. Júnior Chávare, diretor executivo de futebol tricolor, comentou os bastidores da negociação e revelou que o tradicional rival esteve perto do acerto.
"É verdade. Tem várias versões, mas nós trouxemos três jogadores da equipe da Catanduvense (Luan, Guilherme Amorim e Kairon). O Luan era um jogador que nós monitorávamos. Só que a Catanduvense exigia que viessem os três jogadores, um pacote. Nós tínhamos interesse, mas existiam alguns clubes na frente, entre eles o Inter. Eles estavam negociando. Só que não quiseram trazer um desses atletas e deram uma brecha. Aí nós conseguimos fazer com que eles viessem para o Grêmio", disse Chávare durante participação no programa Show dos Esportes.
Luan chegou ao Grêmio em 2013. Começou, no entanto, a ter aproveitamento efetivo no grupo principal na temporada seguinte. O primeiro gol como profissional foi marcado no empate em 1 x 1 contra o Brasil de Pelotas no estádio Bento Freitas, pelo Gauchão 2014.