O início do Campeonato Brasileiro para a dupla Gre-Nal está sendo melhor do que a expectativa que havia antes da competição. A desconfiança era grande para os dois lados. Roger Machado e seus liderados deixaram escapar competições importantes. Argel Fucks, com um Inter renovado, ergueu taças, mas com um futebol pragmático, de resultados, sem ser unânime dentro de campo.
Mas o que fica desses cinco primeiros meses do ano são trabalhos bem desenvolvidos, com propostas de jogo completamente diferentes. De igual, apenas as idades dos treinadores. Ambos são da nova geração, estão com 41 anos e mostram ao Brasil que nosso futebol precisa, sim, de oxigenação de ideias. Fazendo um paralelo à Seleção Brasileira, não é com Kaká, por exemplo, que vamos buscar esta renovação. Argel já disse que busca inspiração em Simeone, priorizando uma marcação eficiente, e Roger já pensa em um futebol mais dinâmico, envolvente, com velocidade na troca de passes.
Leia mais:
Cátia Bandeira: cada um tem o próprio citius, altius, fortius
Francisco Luz: fim de semana de ouro para o automobilismo
Odorico Roman: uma palavra sobre as finanças do Grêmio
Em qualquer curso de treinador ou conversa com eles, você vai ouvir que cada um tem a sua proposta de jogo, e que nenhuma está errada. São as formas que cada um encontra para obter aquilo que o sustenta no clube: o resultado. Propostas, sempre baseadas no estudo dos adversários. Particularmente, gosto mais de ver o dinamismo da mecânica de jogo do Grêmio, mas o trabalho que Argel tem feito no Inter e a proposta dele têm que ser respeitados. Dentro do que se propõe a fazer, com a crônica e o público concordando ou discordando, Argel está sendo coerente. É muito bacana iniciarmos a semana vendo a dupla Gre-Nal no topo da tabela. Isso nos enche de orgulho. No entanto, o primeiro passo para a queda é acharmos que somos os melhores.
Apesar do Brasileirão não ter este ano grandes favoritos, prefiro que todos nós adotemos a política de pés no chão, de cautela e humildade, tratando cada jogo, a partir de agora, como se fosse uma decisão ou uma classificação em mata-mata. Somente com este espírito, com nossas propostas de jogo diferentes, é que consigo vislumbrar nossos times se mantendo no topo ao final do ano. Até porque reforços estão chegando para ambos.
A jornada é longa, mas as primeiras batalhas já foram vencidas.
*ZHESPORTES