Um dos responsáveis por montar o elenco do Audax para a disputa do Paulistão, o diretor de futebol Nei Teixeira explicou o planejamento aplicado pelo comando do clube de Osasco para chegar à decisão do campeonato. E garante: seu time tem condições de vencer o Santos e buscar o título inédito na Vila Belmiro.
Como foi a montagem do time?
Assumi a direção de futebol em setembro passado. Trazer o Fernando Diniz (técnico) de volta do Paraná foi a primeira meta, pois ele tem um modelo de jogo interessante. Depois, trabalhamos para repatriar atletas – foram oito no total. O planejamento foi um fator importante para esse rendimento. No clube pequeno, como não há recurso financeiro, tudo costuma ser feito do jeito que dá. O que fizemos foi buscar condição para acontecer independentemente do dinheiro. Mostramos um planejamento de vida aos atletas. E demos um passo de cada vez, primeiro tentando não cair e, depois, mirando o título. Todos abraçaram o projeto.
Qual a importância das categorias de base?
Bastante. Temos um projeto chamado Jovem Audax, com apoio da prefeitura, da Liga de Futebol Amador e dos clubes que gerenciamos. No ano passado, fomos campeão sub-15 contra o Santos, que é a nossa referência em futebol de base. Temos psicólogo, alimentação, trabalhos sociais. Mais do que preparar atletas, queremos formar cidadãos.
Qual será o futuro do Audax? Jogar a Série D ou fechar parceria com algum time da B ou C?
Existe interesse de muitos clubes. Sabemos das dificuldades que eles têm, pois montar elenco não é fácil. Recebemos sondagens, mas pedimos que formalizem a proposta. E só vamos negociar a partir de segunda-feira, pois nosso foco até lá é ser campeão paulista. Estamos confiantes. O mais legal, creio, seria tentar manter o elenco para o segundo semestre e mostrar que não foi um acaso aquilo que conseguimos.
Como quer que o Audax seja lembrado?
Quero que não só seja lembrado como siga em evidência. Nosso objetivo é fazer um jogo que dê prazer para o torcedor. Você ganha ou você perde, mas dá prazer. Queremos ser lembrados pela pequena contribuição que estamos deixando ao futebol paulista e brasileiro.
*ZHESPORTES