Nem parecia a véspera de uma das mais concorridas competições do calendário gaúcho do turfe.
Em vez do convívio com os cavalos nas cocheiras, oito joquetas do Brasil e de outros seis países da América do Sul reservaram a tarde de quarta-feira para preparativos típicos de um concurso de beleza. Durante quase quatro horas, as atletas ficaram aos cuidados dos profissionais da clínica de estética Stylicatto, em Porto Alegre. Oferecidos pela organização do 5º Torneio Internacional de Joquetas das Américas, que será realizado nesta quinta-feira no Hipódromo do Cristal, os mimos incluíram sessões de escova, maquiagem e manicure. Até passeios de limusine por ruas da Capital entraram no pacote de regalos.
Leia mais:
"Muita idiotice", opina Esquiva Falcão sobre possível luta entre Mayweather e McGregor
Representantes do Brasil na Olimpíada estreiam com vitória no Grand Slam de Moscou
Rio 2016 libera venda de ingressos para sessões do tênis e finais do handebol nesta quinta
Representante de um país que se notabilizou pela produção em série de candidatas a Miss Universo, Maria Alejandra Bruzual era uma das mais entusiasmadas com a iniciativa.
– Está sendo uma experiência espetacular. Estou me sentindo maravilhosa – disse a única joqueta profissional da Venezuela.
É claro que o resultado do tratamento se perderá completamente a partir das 17h50min desta quinta-feira, quando está prevista a largada para o primeiro dos quatro páreos do torneio. Mas nem essa perspectiva desanimou Alejandra:
– Eu sei que amanhã (quinta-feira) vou suar, quebras as unhas, me sujar de areia... Mas, pelo menos por uma noite, vou desfrutar.
Perto dali, a uruguaia Sofia Rodrigues, 20 anos, e a argentina Maria Scaldaferri, 25 anos, deixaram a notória rivalidade platina de lado e confabulavam como velhas amigas, observadas pela caçula da turma, a equatoriana Kitsy Ycaza, 18 anos. Todas aprovaram o novo visual, apesar de certo embaraço portenho.
– Estou com um pouco de vergonha. Estou sempre com minha roupa de trabalho – contou Maria, exibindo largas cicatrizes pelos braços, frutos de quedas nas pistas de corrida.
O torneio de joquetas é um dos principais destaques do Ladies Day, promovido há 16 anos pelo Jockey Club do Rio Grande do Sul. A programação (veja ao lado) prevê ainda uma corrida exclusiva com éguas – o Grande Prêmio Diana (6º páreo) – e uma disputa na qual só alinham no partidor cavalos de propriedade de mulheres – a Taça Ladies Day (7º páreo). Outra atração do dia é a inauguração da nova pista externa do Hipódromo do Cristal, de 1.800 metros, que receberá as disputas de três páreos.
– O Ladies Day é um evento que vem despertando cada vez mais o interesse do público feminino. É o segundo dia de maior movimento no ano, tanto de espectadores quanto de apostas – afirma o presidente do Jockey Club, Ricardo Felizzola.
Detalhe ZH
O torneio de joquetas prevê a disputa de quatro páreos: o 8º, o 9º o 10º e o 11º. Será sagrada campeã aquela que somar mais pontos. O vencedor de cada corrida recebe 15 pontos, o segundo colocado, nove, o terceiro, seis, o quarto, quatro e o quinto, um ponto.
*ZHESPORTES