Quando Walace joga, o Grêmio ganha.
Em 2016, o volante esteve oito vezes em campo. Venceu todas. Sem ele, nos 42 dias em que ficou lesionado, o time de Roger disputou 11 jogos. Venceu cinco, perdeu três e empatou outras três. Neste ano, marcou seus três primeiros gols como profissional, em uma carreira que começou há dois anos.
Seu desempenho gerou um apelido entre os torcedores: Pogbwalace, em alusão ao jogador francês da Juventus, apontado como o melhor do mundo na função. E sua fama se espalhou pelo mundo. A ponto de olheiros da Inter de Milão já terem ido à Arena observar o tal "Pogba brasileiro".
Leia mais
Temos muito a aprender com Diego Simeone
João Derly: e depois de 2016?
Acelo Maldaner: "O lado nada charmoso do Gauchão"
Mas o que Walace tem de Pogba, de fato?
A semelhança física é clara. Além de altos, negros, jovens e de posições parecidas, há mais em comum entre eles do que os aspectos externos? Com o auxílio do analista de desempenho Gustavo Fogaça, comparei alguns dados do InStats, programa especializado em análises de desempenhos de jogadores.
Pogba tem apenas dois anos a mais do que Walace, 23 a 21. Está em sua quinta temporada como profissional, com 225 jogos disputados. O brasileiro, em sua terceira, tem 83 partidas.
O volante do Grêmio mede 1m88cm, e o da Juventus 1m91cm. Em campo, desempenham praticamente a mesma função, mas o posicionamento do europeu é, por vezes, mais avançado. Mais aberto pelo lado esquerdo, Pogba faz em média 1,24 cruzamento por jogo, enquanto Walace, mais preso e centralizado, apenas 0,2. Essa superioridade ofensiva é visível também na média de dribles, com sete por partida (com 59% de acerto) pelo francês contra 2,7 (62% certos) do gremista.
Mas são nas outras funções de meia que estão as similaridades dos dois. Em uma característica fundamental da função, Walace passa 62 bolas por jogo, com 87% de acerto. Pogba dá em média 50 passes por partida, com 83% de acerto.
O jogador do Grêmio tem média de seis bolas roubadas por jogo, contra quatro do francês. Pogba tem 25 disputas de bola (vence 52% delas) e Walace disputa 20 por jogo (com 49% de acerto).
Os números mostram que Pogba é mais evoluído na questão ofensiva, embora Walace faça a bola rodar mais. Os dois protegem muito bem suas defesas, e a tendência é que evoluam ainda mais.
Seguindo a lógica, o futuro do jovem gremista deve ser longe do Brasil. Em breve, deveremos ter os primeiros confrontos entre Pogba e Walace. Enfim, o duelo Pogbwalace.
*ZHESPORTES