Em vésperas de Olimpíada, Florianópolis receberá o Brasil Tennis Cup 2016 com as mesmas condições de competição do Rio de Janeiro. As disputas do WTA começam dia 31 de julho com 32 tenistas de simples e outras 16 duplas. Entre as estrelas da competição está confirmada a presença de Teliana Pereira, melhor tenista brasileira da atualidade e há expectativa de pelo menos uma atleta top 10.
As semelhanças da competição com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começam no dia de 6 agosto - um dia após a final do WTA em Florianópolis, é vista como um atrativo. Além da altitude e proximidade do mar, a Federação Catarinense de Tênis (FCT) investiu na reforma das quadras de sede para ficaram com o mesmo piso da Olimpíada.
– As quadras são mais lentas, um pouco mais aderentes, muito parecidas com as quadras da Olimpíadas – destaca Rafael Westrupp, presidente da FCT e diretor técnico da competição.
Segundo Westrupp, que não revela nomes, duas atletas top 10 já foram contatadas para participarem do evento e a expectativa é grande para a presença de uma delas. Mas a presença de duas tenistas top 10 é descartada pela questão da premiação – definida em 250 mil dólares. A definição dos nomes das competidoras deve ocorre a partir do dia 6 de junho, quando termina a disputa de Roland Garros, até o dia 21 de junho.
– Se tivermos duas atletas top 10 a premiação teria que dobrar e isso está descartado – garante Westrupp.
Volta para região central e mais jogos noturnos
Após ocorrer no Costão do Santinho em 2015, o Brasil Tennis Cup volta para a região central de Florianópolis, na sede da FCT, onde foi realizado nos dois primeiros anos. Para atrair mais torcedores às partidas, além do lugar haverá mais duas quadras com iluminação adequada, dessa forma até três jogos poderão ser realizados à noite.
– Queremos que o público prestigie mais o evento. Além de mais jogos noturnos, o acesso para o qualifying de sábado será gratuito – informou Westrupp.
A quadra central terá capacidade para 2.300 torcedores e as secundária para 500. O preço dos ingressos ficará entre R$ 15,00 e R$ 50,00.
WTA - Brasil Tennis Cup
De 31 de julho a 5 de agosto
Sede da Federação Catarinense de Tênis - Florianópolis
Data prevista para final: sexta-feira, 5 agosto, período da manhã
Premiação: U$ 250,00
Últimas edições:
2013 - Campeão Monica Niculescu (ROM)
2014 - Klara Loukalova (CZE)
2015 - Teliana Pereira (BRA)