O Gre-Nal 409 terá mais um capítulo na semana que vem. O julgamento de William, Paulão e do Grêmio terá também a presença de Geromel, em razão da notícia de infração do Inter. Notificado na última segunda-feira do relatório do procurador Luis Francisco Lopes negando incluir Maicon, Henrique Almeida e Marcelo Oliveira mas deixando o caso do zagueiro do Grêmio para decisão do presidente do TJD, o Inter pedirá o reexame por parte de outro procurador. Mesmo assim, com três dias para que Alberto Franco avalie o caso, a tendência é de que o julgamento entre na pauta no dia 31 de março.
A intenção de Fabiano Bertolucci, presidente do TJD, é levar a julgamento todo o processo. Por isso a demora. A primeira denúncia da procuradoria foi protocolada no dia 8 de março. Mas como o Inter entrou com a notícia de infração, pedindo que Geromel, Maicon, Henrique Almeida e Marcelo Oliveira também fossem levados a julgamento, o processo demorou. No dia 14 de março, o procurador Luis Francisco Lopes recebeu a documentação do Inter e deu andamento aos trâmites.
Em seu relatório, protocolado na secretaria do TJD no dia 16 de março, Lopes negou o pedidos de incluir Maicon, Henrique Almeida e Marcelo Oliveira sob a justificativa de que o trio recebeu cartão durante o jogo e já foi penalizado. O caso de Geromel foi deixado para decisão do presidente do órgão.
Leia mais
O vice-presidente jurídico do Inter, Giovani Gazen, comemorou a decisão de inclusão de Geromel.
– Excelente e significa um reconhecimento de que estávamos certos em reclamar igual tratamento do TJD. Estamos pedindo reexame para incluir os demais três jogadores que também pedimos – disse Gazen.
A partir desta quinta-feira, Franco terá três dias para produzir um novo parecer e encaminhar ao Inter e ao tribunal. Por questões de calendário, o julgamento do caso deve ficar para a próxima quinta-feira, dia 31 de março.
O camisa 2 do Inter, William, acabou enquadrado no artigo 254-A (agressão). A pena mínima é de quatro jogos e pode ir até o retorno de Miller Bolaños aos treinos, dependendo do parágrafo que os auditores resolvam enquadrá-lo.
Paulão foi citado no artigo 250 (ato de hostilidade) pela expulsão em lance com o atacante Henrique Almeida. Se punido, pode receber gancho de uma a quatro partidas de suspensão. Já o Grêmio foi denunciado pela questão da diminuição da área técnica (artigo 191), por contrariar as regras da competição. Pagaria apenas uma multa, se punido. Geromel também deve ser julgado por ato hostil.
O TJD publicou nota oficial em seu site no final da tarde desta terça-feira.
"A Secretaria do Tribunal de Justiça Desportiva informa que o Processo Disciplinar Desportivo nº 032/16, referente à partida realizada em Porto Alegre no último dia 06/03/2016, entre as equipes do Grêmio FBPA x SC Internacional, válida pelo Campeonato Gaúcho da Primeira Divisão 2016, encontra-se aguardando o término do prazo legal (artigo 74, § 2º, do CBJD) de manifestação por parte do SC Internacional, autor da Notícia de Infração Disciplinar Desportiva, nos autos do Processo nº 038/2016, que diz respeito à mesma partida".
*ZHESPORTES