No jogo difícil de hoje à noite, em Buenos Aires, quero insistir na minha mania de acreditar no Grêmio, pela sua história e pela sua trajetória. Será uma partida complicada, pois é uma decisão contra o San Lorenzo fora de casa. O time argentino pode até ser apontado como favorito para vencer o jogo, especialmente pelo fator local.
Mas o Tricolor nunca se entrega e, quando pensamos que o adversário será vencedor, a equipe alcança uma vitória como a contra o Atlético-MG no Mineirão, no ano passado. Basta repetir uma atuação parecida com aquela, para que o Grêmio vença no Nuevo Gasómetro, mesmo com todas as dificuldades.
Penso que é a típica partida em que o time deve se preservar defensivamente. Priorizar esse setor, mas com ousadia de saber que as chances aparecerão no contra-ataque. Há bons marcadores, há jogadores de boa técnica que podem compor o meio e há outros com bastante velocidade que terão a oportunidade de aproveitar o contra-ataque.
Doação e dedicação
O adversário é bom, jogou bem em Porto Alegre, mas não é nenhum bicho papão, tanto que está atrás do Grêmio na tabela, com o mesmo número de jogos. É um jogo em que, além da técnica, os atletas precisarão uma forte dose de doação e dedicação, pois assim se joga uma Libertadores. E, unindo uma boa sistematização tática, com jogadas de velocidade e marcação forte, quero crer em uma boa atuação do Tricolor. Já passamos por situações piores e não só sobrevivemos, como ganhamos vida nova.
*Diário Gaúcho